Talentos do Paradesporto de Paranaguá recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná
Na última quarta-feira, dia 24, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) realizou uma Sessão Solene em homenagem aos atletas do Paradesporto. Entre os homenageados estavam dois talentosos parnanguaras, cujas trajetórias inspiradoras foram destacadas: o para-atleta André Luiz Pires Mathias e a treinadora Silmara França, ambos representando a Associação Paraolímpica do Estado do Paraná (APP), com sede em Paranaguá.
A menção honrosa concedida a André e Silmara foi mais do que um simples reconhecimento. Foi o selo de aprovação para anos de esforço, superação e dedicação incansável ao esporte paraolímpico.
Ao JB Litoral, André, um jovem de 18 anos com paralisia cerebral, conta que o esporte foi muito mais do que uma paixão; foi uma jornada de autodescoberta e conquistas notáveis. “Receber uma menção honrosa foi muito gratificante. Foi uma experiência muito especial para mim. Nunca imaginei que um dia estaria em um lugar tão importante assim, mas graças a Deus, Ele está me abençoando com seus frutos“, compartilhou o atleta.
André começou no atletismo aos 15 anos e, desde então, tem se destacado, competindo nas provas de campo como arremesso do peso, lançamento do disco e lançamento do dardo. Seus feitos esportivos falam por si só: campeão paranaense escolar em 2022 e 2023, campeão brasileiro nas Paraolimpíadas Escolares nos mesmos anos, além de campeão brasileiro sub-17 e sub-20. Atualmente, ele está em segundo lugar no ranking nacional adulto no disco e terceiro no peso.
“Sou uma pessoa com paralisia do lado esquerdo do corpo. Entrei no esporte como uma descoberta, pois eu sabia que tinha uma certa deficiência, só que não visível. Pelo fato de eu crescer me adaptando, a deficiência nunca me privou de fazer algo, pelo contrário, me deu mais oportunidades como essa que estou vivendo hoje em dia no esporte paraolímpico”, concluiu André.
Única técnica mulher homenageada é de Paranaguá
Ao seu lado, a treinadora Silmara França compartilhou a alegria e o orgulho dessa conquista, embora não tenha participado da solenidade da ALEP, devido a um curso de aperfeiçoamento no atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro. Em seus 14 anos de experiência no paradesporto, ela dedicou-se ao crescimento e desenvolvimento de seus atletas, incluindo André.
“Foi um evento de muito carinho para com os atletas e técnicos do Paradesporto do Paraná que foram homenageados. Eu particularmente me sinto orgulhosa e feliz com a trajetória do André, que em três anos já é um atleta com futuro promissor“, disse Silmara.
A técnica foi a única treinadora mulher a ser homenageada pela ALEP. “Ser a única técnica mulher a ser homenageada é mais um motivo de orgulho por poder representar as mulheres do Paradesporto do Paraná“, destacou.
O secretário municipal de Esportes, Helton Ambrósio, participou da solenidade, representando o prefeito Marcelo Roque (PSD). Ele ressaltou a importância desse reconhecimento não apenas para os homenageados, mas para toda a cidade de Paranaguá.
“Para nós é um orgulho estarmos aqui hoje presenciando esta homenagem aos nossos paratletas que tanto se dedicam. Este é um reconhecimento importante para eles e também para toda a cidade de Paranaguá“, afirmou o secretário.