Com novo terminal de exportação, Rocha se torna o maior terminal privado de grãos do porto de Paranaguá
A Rocha Terminais Portuários e Logística S/A inaugurou o seu novo terminal de Granéis Sólidos de Exportação (GEXPO). Com isso, a empresa se torna o maior terminal privado de grãos do porto de Paranaguá.
O novo complexo possui dois armazéns dedicados ao embarque de grãos (soja), com disponibilidade de 270 mil toneladas de capacidade estática para armazenagem e possibilidade para exportar 5 milhões de toneladas ao ano. Isso representa um aumento de 46% na capacidade estática interligada ao Corredor de Exportação.
Com a estrutura recém-inaugurada, a empresa busca oferecer condições para que o agronegócio exporte sua safra com maior eficiência. “Os estudos para a implantação do terminal de Granéis Sólidos de Exportação tiveram início há 7 anos a partir das demandas dos clientes e análises de mercado. Buscamos, nesse sentido, ouvir os setores produtivos e desenhar um complexo logístico moderno, diversificado, e com alta produtividade. Nosso propósito é oferecer condições para que o agronegócio exporte sua safra com maior eficiência”, diz Juliano Mattar Dell’Agnolo, diretor-presidente (CEO) da Rocha.
Apesar de o GEXPO ser dedicado ao embarque de grãos do complexo soja, ele está preparado para o atendimento de outras demandas durante o ano, como os embarques de milho e farelo. Além disso, o novo terminal teve sua capacidade duplicada no que diz respeito ao recebimento de caminhões. Hoje, a estrutura conta com quatro tombadores para atendimento de 24 caminhões por hora, o equivalente a, aproximadamente, 21 mil toneladas de grãos descarregados por dia.
“A nova estrutura possibilita a descarga rodoviária de dois produtos diferentes, simultaneamente, gerando valor agregado aos nossos clientes nas transições das safras de soja e milho, além do incremento no atendimento ao farelo”, comenta Daniel Camargo, gerente de Logística da Rocha.
Único terminal de grãos com 4 linhas para embarques
Os investimentos aplicados no novo complexo logístico também abrangeram as operações no modal ferroviário. A recepção das composições segue o definido no chamado Projeto Asa Leste, com a criação de conexões sinérgicas. Com a nova estrutura, o número de encostes simultâneos passou de 70 vagões (3,8 mil toneladas) para 88 vagões (4,9 mil toneladas), permitindo, assim, a recepção de até 250 vagões por dia (13,7 mil toneladas diárias).
Com o GEXPO, a Rocha tornou-se o único terminal de grãos do porto de Paranaguá com quatro linhas para embarques de grãos, com capacidade total de 8 mil toneladas por hora. “Com esse diferencial, não há possibilidade de incompatibilidades entre os navios, ou seja, podemos operar os três berços de atracação do corredor público de exportação simultaneamente e com diferentes produtos”, explica Camargo.
Tecnologia
Os clientes da empresa têm à disposição uma importante ferramenta para acompanhar o andamento das operações em todo o complexo logístico. O aplicativo Gexpo LOG disponibiliza informações como line up, fluxo de cargas e estoque de um modo simples, o que pode aumentar a previsibilidade na tomada de decisões do cliente.
A Rocha investiu igualmente na automatização das balanças rodoviárias. Segundo a empresa, as melhorias proporcionam mais velocidade nas operações e facilitam as contratações de frete por parte dos clientes.
“Priorizamos o cuidado ativo, a performance, a disponibilidade, a qualidade e os custos. A partir desses elementos, temos a gestão completa da área, através de relatórios disponibilizados para toda a equipe e diretoria, de modo a garantir a excelência nas operações”, destaca o gerente de Logística.
Sobre a empresa
Fundada há 158 anos, a Rocha Terminais Portuários e Logística S/A tem ampla atuação no setor de logística portuária e retro portuária, com serviços de movimentação e armazenagem de granéis sólidos e líquidos, de importação e exportação, produtos siderúrgicos, celulose, cargas gerais conteinerizadas e big bags, bem como cargas de projeto, seja através de suas unidades de negócios ou empresas investidas em que detém participações societárias (Cattalini, FullPort, Vanzin e COPI).
Presente em áreas portuárias de importância mundial, como nos portos de Paranaguá – PR, São Francisco do Sul – SC, Rio Grande – RS e Itaqui – MA, a Rocha oferece serviços alinhados com as melhores práticas operacionais atualmente existentes, com foco na produtividade, eficiência e segurança das operações.
*Com informações da Assessoria de Imprensa