Carreta da inovação leva ciência, tecnologia e lazer a Paranaguá e Antonina
Os municípios de Paranaguá e Antonina, no Litoral do Paraná, recebem nesta semana a Carreta da Inovação, projeto itinerante do Governo do Estado que leva tecnologia, ciência e experiências interativas à população. A ação acontece de quarta-feira a domingo (21 a 25), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, com entrada gratuita.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial e integra a programação do Verão Maior Paraná, com o objetivo de democratizar o acesso à inovação, aproximando crianças, jovens e adultos de ferramentas tecnológicas e educativas.
Em Antonina, a Carreta da Inovação estará no Centro Esportivo Joubert Gonzaga Vieira. Já em Paranaguá, as atividades acontecem na Praça 29 de Julho, ponto central da cidade e de grande circulação de moradores e turistas.
Desde o início de janeiro, o projeto já passou por Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, percorrendo o Litoral com ações voltadas à tecnologia, educação e entretenimento.
Tecnologia, educação ambiental e experiências imersivas
Durante a programação, o público poderá participar de atividades com óculos de realidade virtual, impressora 3D, máquina de corte a laser e até um console de videogame Nintendo Switch, unindo aprendizado e diversão.
O Simepar é um dos parceiros da iniciativa e disponibilizou quatro óculos de realidade virtual voltados à educação ambiental. Por meio da experiência imersiva “Jornada da Gotinha”, os participantes acompanham todo o ciclo da água, desde a evaporação até a formação das chuvas e o retorno da água ao solo.
Os veículos da Carreta da Inovação são adaptados como salas de aula móveis, equipadas com mesas, cadeiras, computadores e internet via satélite, permitindo a realização de aulas, cursos, palestras e workshops.

Segundo o secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, o projeto busca despertar o interesse da população pela ciência e tecnologia.
“Estamos oferecendo uma oportunidade de conhecimento, mas principalmente plantando aquela sementinha de curiosidade em jovens e crianças, fortalecendo o ecossistema de inovação do Paraná”, destacou.
A ação é promovida em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Próximas cidades
Na próxima semana, a Carreta da Inovação segue para os municípios de Morretes e Guaraqueçaba, onde permanece entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, encerrando a Rota do Verão do projeto.
Ao longo de 2026, a iniciativa continuará a percorrer o Estado, levando inovação, tecnologia, ciência e lazer para diferentes regiões do Paraná.
