Ilha das Peças recebe Festa do Divino neste fim de semana: fé, fandango e tradição caiçara no Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 16/05/2024 às 22h53

A Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, se prepara para receber, no próximo sábado (18) e domingo (19), a Festa do Divino. O evento, que reúne 14 grupos de fandango caiçara e quatro grupos de foliões da bandeira, de Guaratuba, Paranaguá, Cananéia (SP) e Ubatuba (SP), é um mergulho na cultura tradicional caiçara, com a força do mutirão e a beleza das tradições.

A celebração de origem católica realizada no dia de Pentecostes, chega ao Litoral carregando consigo a fé e a tradição, com as bandeiras vermelha (Divino Espírito Santo) e branca (Santíssima Trindade) guiando a romaria. “A Folia do Divino é uma das maiores riquezas do nosso Litoral, uma joia ainda inexplorada da cultura tradicional. Ela começou em Alenquer, Portugal, há 703 anos“, destaca o Mestre da Romaria, Aorelio Domingues. “Ela preserva traços da musicalidade medieval, que chegaram ao Brasil há cinco séculos e se mantém viva até hoje“, complementa.


O que é a Festa do Divino?


Apesar de suas raízes religiosas, a festividade incorporou elementos populares, como a figura do Imperador, o levantamento do mastro e a queima de fogos de artifícios, transformando-a em algo único e vibrante. Ela se inicia no dia de Pentecostes, quando é escolhido um Imperador que será o responsável pela condução da celebração. Igualmente são escolhidos auxiliares que ajudarão o Imperador. Ao longo de todo o ano, são realizadas cantorias e novenas cujo objetivo é arrecadar fundos para custear as cerimônias.

Oficialmente, a Festa ao Divino Espírito Santo se inicia com a novena ao Espírito Santo, nove dias antes do Domingo de Pentecostes. A Bandeira do Divino – um pavilhão vermelho com a pomba branca ao centro – é carregada por músicos e rezadeiras que visitam a casa dos devotos para cantar e rezar.

Na véspera do Domingo de Pentecostes é realizada uma grande procissão e a ascensão do mastro com a Bandeira do Divino. Em muitas cidades, esta cerimônia é marcada com queima de fogos de artifícios.


Um fim de semana de celebração


O evento começa cedo, no sábado (18), com a saída das bandeiras de Paranaguá, do trapiche do rio Itiberê, às 8h30, seguindo para a Ilha das Peças. A partir das 11h, as folias se concentram para o trajeto até o Restaurante e Cooperativa das Mulheres da Ilha das Peças, onde acontece o Levantamento do Mastro e as Cantorias de Saudação às 11h30.

O almoço, às 12h, dá lugar à Romaria do Divino e à Visitação das Casas, com início às 14h, saindo da Igreja de São Sebastião. Às 18h, o encerramento da Romaria com o Beijamento das Bandeiras abre espaço para o Baile Amanhece de Fandango Caiçara, no Clube da Associação de Moradores da Ilha das Peças, às 20h.

No domingo (19), segue com a Alvorada das Bandeiras, às 6h, seguida do Café da Manhã. O Encontro das Bandeiras de todas as comunidades acontece às 8h30, no Restaurante e Cooperativa das Mulheres. A Procissão até o mastro, com cantorias de louvação, inicia às 9h, seguindo para a Igreja de São Sebastião, onde será celebrada a Missa de Pentecostes e o Acolhimento das Bandeiras e Folias, às 10h.

O almoço comunitário, no Salão Paroquial, às 12h, antecede a Derrubada do Mastro, Anúncio e a Despedida no porto, às 15h, com o encerramento.

Presenças ilustres


O evento reúne grandes nomes da cultura caiçara: Bacurau e Mestre Pedrinho (Ubatuba, SP), Família Alves Ariri e Jovens Fandangueiros do Itacuruçá (Cananéia, SP), Manema (Iguape, SP), Mandicuera e Grupo Dona Mariquinha (Ilha dos Valadares, PR), Mestre Eugênio, Pés de Ouro e Família Domingues (Paranaguá, PR), Pirão do Mesmo (Ilha Rasa, RJ), Raízes Fandangueiras (Ilha do Superagui, PR) e Fandanguará (Guaraqueçaba, PR).

Como chegar


Para facilitar o acesso dos participantes, será disponibilizada uma barca direta para a Ilha das Peças, com saída de Paranaguá no sábado, dia 18 de maio, às 8h30, e retorno no domingo, dia 19 de maio, às 16h. As reservas podem ser feitas através do número (41) 98450-0170, com Mariana.

A Festa do Divino é uma realização da Associação de Cultura Popular Mandicuera, Paróquia São Sebastião e Associação de Moradores da Ilha das Peças, com apoio dos Foliões das Bandeiras, Grupos de Fandango Caiçara, Devotos das Comunidades de Guaraqueçaba, Cananéia e Paranaguá, Restaurante e Cooperativa das Mulheres Da Ilha das Peças, Klabin S/A, Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Guaraqueçaba, Prefeitura de Guaraqueçaba e os artistas visuais Gladson Targa e Bruno Romā.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *