Paranaguá vive a energia do jazz na 3ª edição do Circuito Jazz com programação diversificada durante toda a semana
A cidade de Paranaguá respira a energia contagiante do Jazz nesta semana. A 3ª edição do Circuito Jazz, que acontece de segunda-feira (20) até domingo (26), traz uma programação diversificada com shows, workshops, rodas de samba e atividades esportivas, em um mix vibrante que une música, esporte e cultura.
“Esta edição é especial e temática, pois estamos celebrando o esporte com um tema que conecta o Jazz à Copa Mundo do Futsal, que acontece também nesta semana“, explica Ellen Be, idealizadora do Circuito. “Queremos mostrar que o Jazz também é uma modalidade esportiva, com técnica, ritmo e paixão“, diz ao JB Litoral.
A programação do Circuito Jazz Paranaguá promete agitar a cidade com o ritmo. A primeira noite, na segunda-feira (20), teve início na Casa Elfrida Lobo, com a Orquestra Yanni, abrindo alas para uma semana repleta de música e entretenimento.
“O Circuito de Jazz surgiu de uma iniciativa minha, com o apoio de parceiros da cidade e, principalmente, da Prefeitura“, conta Ellen Be. “O objetivo é trazer o Jazz para Paranaguá, democratizar a música e criar um espaço de encontro para os amantes do gênero“, complementa.
De acordo com Ellen, o Jazz, como um segmento cultural rico em atividades musicais e sociais, tem como dever civil contar a história do seu tempo. “Ele é o retrato da vida como um todo, linda e complexa. Acreditamos que o segmento é de suma importância para o desenvolvimento social e humano de uma comunidade forte e saudável, pois ele incita a arte do improviso, como também estudos geracionais mais aprofundados. Paranaguá, como a cidade Mãe do Paraná, não poderia ficar fora desse contexto”, afirma.
Um festival para todos os gostos
- Terça-feira (21): O Choro Caiçara invade o Centro Cultural Mattar Leister, às 20h, com um repertório que celebra as raízes da música brasileira.
- Quarta-feira (22): A adrenalina toma conta da Escola Eva Cavani às 18h com o Minitorneio de Futsal Feminino. Em seguida, a Praça do Japão recebe, às 20h, uma roda de samba de mulheres aberta a todos, com instrumentos disponíveis para quem quiser aprender a tocar junto.
- Quinta-feira (23): O restaurante Toca Cantina se transforma em um palco para homenagear Amy Winehouse, às 20h30, com a voz de Barbara Ribas e a musicalidade de Thiago Barbosa.
- Sexta-feira (24): O Centro Cultural Mattar Leister recebe o Movimento Samba Nossa Identidade, com Luciano do Banjo, Regison do Pandeiro e Eduardo Zorba, e participação especial de Jairo Alves Fernandes (saxofone) e Renan Mattar Leister (violão sete cordas), às 20h. Mais tarde, às 23h, o Queens Pub esquenta para o sábado com a energia do Copybara Trio + Sista Flow.
- Sábado (25): O palco principal na Praça Newton Deslandes, a Praça da Escadaria, recebe uma programação eclética, com shows de Janaína O’donnel, LAJ Trio, Ajiaco, Ellen Be, MUV, Os Engraxates e Batalha da Medusa, das 14h às 23h30. A noite termina com um after party com uma atração surpresa.
- Domingo (26): O Circuito Jazz Paranaguá se despede com um almoço de encerramento na Casa do Barreado, às 12h, ao som de Guilherme Costa e convidados.