ABITUR fortalece representatividade em assembleia na Ilha do Mel


Por Redação JB Litoral Publicado 19/03/2015 às 12h23 Atualizado 14/02/2024 às 06h40

A ABITUR – Associação Brasileira de Ilhas Turísticas – realizou, durante o dia 13, na Grajagan Surf Resort, Praia Grande, na Ilha do Mel, a primeira assembleia da instituição para a apresentação do portfólio, do planejamento estratégico, das ações de marketing e calendários de reuniões durante o ano de 2015. O evento contou com a presença do presidente de honra da ABITUR e Prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, o presidente da FUMTUR e primeiro presidente eleito da ABITUR, Rafael Guttierres Júnior, a presidente da Fundação Municipal de Turismo de Angra dos Reis, Maria Silvia Rúbio; o Secretário de Turismo de Ilha Bela, Harry Finger e o prefeito de Soure, João Luiz Melo. Eles representam, respectivamente, os destinos turísticos de Ilha do Mel (PR), de Ilha Grande/Angra dos Reis (RJ), Ilha Bela (SP) e Marajó (PA). O Secretário de Estado do Litoral do Governo do Paraná, Francisco Carlim dos Santos, o “Xiquinho”, e o jornalista Paulo Mosimann, representando o Secretário de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício estiveram na assembleia, reafirmando o compromisso do Estado com o turismo regional.

As decisões tomadas durante a assembleia serão levadas para um encontro com todos os delegados, programado para acontecer ainda no primeiro semestre de 2015.

“É de fundamental importância a presença dos associados para que os mesmos tomem conhecimento dos trabalhos a serem executados pela ABITUR e a força do potencial turístico de cada região”, completou o presidente da ABITUR, Rafael Guttierres Júnior.

 Um plano de marketing, de comunicação e planejamento de mídia foi apresentado para fortalecimento da marca no Brasil, indo desde a concepção da logomarca com as ações de divulgação, além do trabalho nas redes sociais e de merchandising da associação.

 O planejamento estratégico, missão, visão, metas e cronograma de ações foram apresentados pela Diretora de Planejamento e Gestão da ABITUR, Marlene Novaes. O potencial das ilhas turísticas do Brasil é de valor paradisíaco e atrai turistas nacionais e internacionais pelas suas singularidades e especificidades.
É preciso investir na formatação do produto turístico para o desenvolvimento e consolidação do turismo nas ilhas brasileiras, sob a perspectiva de planejamento e gestão comprometida com as dimensões do turismo sustentável, em atendimento aos preceitos econômicos, sociais e ambientais. 

“Portanto existe a necessidade da união e do fortalecimento dessas ilhas para reivindicar recursos junto ao poder público federal através dos ministérios competentes e emendas parlamentares, e ainda chamar atenção e conseguir apoio de organismos e instituições nacionais e internacionais ligadas à causa”, esclarece Novaes.

 Após a explanação de todos os associados foram feitas as observações para a finalização do planejamento estratégico que será encaminhado ao Ministro do Turismo, Vinícius Lages.

Cada representante das ilhas participantes apresentaram as belezas naturais, culturais e as características importantes de cada região e o destaque para o fortalecimento da ilha junto à associação.

O prefeito Edison Kersten ressaltou que a ideia da Abitur surgiu em Paranaguá e o objetivo é fortalecer estes destinos turísticos. “Temos ilhas que atraem muitos turistas no Brasil todo. Em nosso caso, temos também a parte continental, que é muito rica. Cultura, culinária e casario histórico, tudo isso precisa ser mais bem aproveitado”, disse.

“Paranaguá tem grande potencial turístico, povo hospitaleiro. Beleza encantadora e estou surpreso com os encantos naturais da Ilha do Mel”O Diretor de Marketing da Abitur e Prefeito de Soure, João Luiz Melo.

A Diretora de Assuntos Ambientais da Abitur e presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Silvia Rubio, comentou que a união dos destinos turísticos “possibilita que os problemas pertinentes e comuns a todos possam ser colocados em debate e, também em conjunto, sejam estabelecidas as soluções”, explicou.

Já o Vice Presidente da Abitur e Secretário de Turismo da Ilha Bela, Harry Finger, disse que “a ideia é fortalecer os destinos turísticos que, enquanto associação, conseguem pleitear mais recursos”.

Visita técnica

A ABITUR promoveu no último sábado dia 14 a visita técnica aos atrativos turísticos da Nova Brasília, como o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

Fundação

A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur) foi oficialmente criada na abertura da World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional da indústria do turismo que foi realizado em São Paulo. A solenidade de fundação da associação contou com a presença do ministro Vinicius Lages e do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, e deu a chancela oficial para criação da entidade.

“A aceitação e a adesão a esta proposta encabeçada por Paranaguá e pela Ilha do Mel tem sido ótima. Temos certeza que ela irá ajudar a promover e fortalecer ainda mais o turismo nas regiões contempladas”, salientou o prefeito.

As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná; a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Ilhabela, em São Paulo; Ilha Grande/ Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e a Ilha do Marajó, no Pará.

A entidade busca também um assento no Conselho Nacional de Turismo.Texto de
(41) 8803-4497 / 9701-4626.