Começa nesta segunda-feira (4) o período de rematrículas para o ano letivo de 2025


Por Redação Publicado 02/11/2024 às 13h36


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Prazo para rematrícula na rede estadual se inicia na segunda (4) e vai até 12 de novembro. Foto: Maickon Chemire/JB Litoral

A Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR) informa que na próxima segunda-feira (4) começa o período de rematrículas para o ano letivo de 2025. O prazo segue até 12 de novembro.  O processo é destinado aos estudantes que vão permanecer na mesma instituição de ensino e que cursarão o 7º, 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou a 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do Ensino Técnico Profissionalizante.

Já as matrículas iniciais devem ser feitas entre 13 e 29 de novembro. Elas são reservadas aos alunos das séries iniciais de cada etapa de ensino (6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio), alunos novos de escolas privadas, federais, de outros estados ou que estão retomando os estudos e que pretendem ingressar na rede estadual.

Nas duas situações, o processo será realizado integralmente online, no site da SEED-PR acessando a Área do Aluno, por meio do ícone “Matrícula e Rematrícula”. No entanto, caso haja dificuldades para a realização do processo, o procedimento poderá ser realizado na instituição de ensino estadual mais próxima. Em dezembro, o responsável legal pelo estudante receberá um e-mail confirmando onde a matrícula foi efetivada. 

De acordo com a chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed-PR, Fernanda Evangelista, os alunos que já fazem parte da rede estadual têm vaga garantida, mas podem optar por até três escolas de preferência ao solicitar a rematrícula.

O estudante não aprovado no ano letivo de 2024 permanecerá na instituição de ensino de origem, mas é necessário que o responsável realize o processo de rematrícula.

Documentos

Para rematrícula é obrigatório o comprovante de vacinação e a fatura recente emitida pela Copel ou pela Sanepar nos últimos dois meses. Já para matrícula, os documentos necessários são Certidão de Nascimento, RG e CPF do estudante, documento oficial de identificação com fotografia do responsável legal, em caso para os estudantes menores de idade, e comprovante de vacinação.

A entrega da documentação obrigatória é fundamental para a efetivação da vaga e deve ser realizada a partir do dia 2 de janeiro de 2025, seja anexando desde o momento da confirmação da matrícula ou entregando presencialmente na instituição de ensino onde foi feito o processo. A entrega pode ser feita até o primeiro dia letivo de 2025 (5 de fevereiro).

Cursos técnicos

Neste ano, será possível fazer, também pela Área do Aluno, a escolha de cursos da educação profissional concomitante com o ensino médio (exceto para os Centros de Educação Profissional e escolas agrícolas).

O prazo para essas matrículas do ensino médio com curso técnico também vai de 4 a 12 de novembro. O estudante, ou pais e responsáveis, também poderão solicitar vagas em até três instituições de preferência, caso não concordem com a unidade indicada pela Secretaria. Após a conclusão do cadastro, o responsável recebe por e-mail um comprovante e a resposta sobre a vaga pretendida.



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