Atleta do TOP- 2016, Ágatha é medalha de prata no vôlei de praia


Por Redação JB Litoral Publicado 18/08/2016 às 18h06 Atualizado 14/02/2024 às 15h32

A curitibana Ágatha Bednarczuk, atleta apoiada pelo programa Talento Olímpico do Paraná, do Governo do Estado, conquistou a medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos Rio 2016. Ela e a parceira, a carioca Bárbara Seixas, chegaram à final e enfrentaram a dupla Ludwig/Walkenhorst, da Alemanha, que venceu por dois sets a zero, em partida concluída na madrugada de quinta-feira (18).

Criada em Paranaguá, onde tem um projeto social de vôlei, Ágatha é, junto com Bárbara, a atual campeã do circuito mundial, além de ter conquistado a Copa do Mundo 2015, realizada na Holanda. O resultado garantiu à dupla a vaga para a Olimpíada.

Ágatha faz parte de um total de 33 atletas e paratletas, em 19 diferentes modalidade, que se classificaram para os jogos no Rio de Janeiro. Para chegar à final, as brasileiras precisaram vencer uma lenda do esporte, a americana Kerri Walsh, tricampeã olímpica, que jamais havia perdido sequer uma partida em Olimpíada – eram 26 jogos invicta, com apenas dois sets perdidos. Até o encontro com Ágatha e Bárbara.

MAIOR PROGRAMA – O Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 – é o maior programa estadual de incentivo ao esporte do País, criado pelo governo paranaense e patrocinado pela Copel. Além dos 12 bolsistas paranaenses, o TOP 2016 levou ao Rio outros quatro representantes nascidos em outros estados, mas federados no Paraná, fechando um total de 16 atletas. O TOP 2016 também terá 17 bolsistas na Paraolimpíada.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Da Agência Estadual de Notícias – AEN   

Foto: Saulo