Atletas parnanguaras brilham em 3ª fase do 49º Campeonato Paranaense de Karatê


Por Flávia Barros Publicado 28/09/2022 às 22h04 Atualizado 17/02/2024 às 18h18

A delegação parnanguara composta por sete atletas da Associação Vale do Tigre/SESPOR voltou vitoriosa de Cascavel, no oeste paranaense, onde participou, no último dia de 17, da 3ª fase do 49º Campeonato Paranaense de Karatê. Os atletas ficaram satisfeitos pela experiência, mas também pelas medalhas, três de ouro e uma de bronze.

Os atletas Rayane David (categoria kata sub-21), Viviane Gervassi (categoria kata master feminino) e Wagner Kopp (categoria master masculino), que conquistaram medalha de ouro e Maria Eduarda Moura dos Santos, que ficou com a medalha de bronze na categoria kata sênior. Também representaram Paranaguá na competição Felipe Martinski, Natália Lachovicz e Benjamin Gabriel Miranda.

SENSEI ANÍBAL

Durante a competição, foi feita a entrega dos certificados de 3º dan ao Sensei Antônio Oswaldo Miranda e também 5º dan ao Sensei Aníbal de Jesus Severo. O certificado dan (que em português significa nível), é um certificado de maestria atribuído a alguém dentro do sistema de avaliação dan-i (sistema de etapas e passos), que simboliza o avanço e a evolução.

A entrega do 5º dan ao Sensei Aníbal, fez parte de uma homenagem ao Sensei que faleceu no último dia seis e dedicou quase 40 anos de sua vida ao karatê, muitos desses compartilhados com o Sensei Miranda, em prol do desenvolvimento da modalidade.  

Foram 37 anos de muita luta, muita convivência e muitas barreiras superadas. Aníbal nunca negou suas origens, seu amor por Paranaguá, por sua família e também pela sua segunda família, o karatê. Era um homem de atitudes corretas, um ótimo amigo e um Sensei excelente”, disse Miranda, após a homenagem.

O secretário de Esportes, Helton Ambrósio, também enfatizou a importância do Sensei e parabenizou os atletas.

Muito trabalho foi desenvolvido, sempre com muito respeito e excelência, por isso destaco que as conquistas honraram de forma grandiosa a memória do Sensei Aníbal. Mesmo com a saudade batendo no peito, seguimos orgulhosos por nossos atletas, que sempre nos representam com tanto respeito e amor”, finalizou o secretário.