Brilhando no deserto: Paranaguá e Matinhos conquistam o mundo no Campeonato Saudita de Beach Soccer
Três brasileiros estão a um passo de conquistar um feito inédito: o título do Campeonato Saudita de Beach Soccer. E a história dessa conquista tem um forte sabor do Litoral do Paraná. Jefferson Martins, técnico e orgulho de Paranaguá, e Carlos Andrey (Carlinhos), jogador e revelação de Matinhos, foram contratados pelo Al Mahamal Club KSA no início de maio, junto com Lucas Gonzaga, de Santa Catarina, e lideram o time rumo à Super Semi Final da competição.
O trio desembarcou na Arábia Saudita para representar o time em um campeonato que reuniu 48 clubes de diversas nacionalidades. A equipe composta pelos brasileiros se destacou, conquistando o título invicto do Qualify, com cinco vitórias consecutivas. Essa conquista garantiu a vaga na Premiere League 2025 e, agora, na Super Semi Final, que acontece entre os dias 26 de junho e 4 de julho.
“Somos os primeiros brasileiros na história do país a serem finalistas do campeonato nacional. Nossa equipe lutou muito para chegar até aqui, e estamos muito motivados para conquistar o título”, afirma Jefferson Martins ao JB Litoral, orgulhoso da trajetória do time.
Orgulho para o Litoral
Para o treinador, a conquista do título invicto no Qualify é um marco em sua carreira. Em 2019, Jefferson já havia comandado a Seleção da Costa Rica, vencendo o Desafio Internacional Tibau. Com uma trajetória vitoriosa, ele acumula inúmeras conquistas no currículo. Entre os principais troféus, destaca-se o título do Desafio Mario Roque Sul-americano de Beach Soccer com a equipe do Paranaguá Beach Soccer no Paraná (PBSP).
O treinador também teve uma passagem marcante pela equipe nordestina do América do Norte, onde alcançou o segundo lugar na etapa regional. Além disso, comandou o Gralha Azul, time da região Sul do país, e o Santos FC. Jefferson também treinou o Rio Branco Sport Club Beach Soccer, consolidando ainda mais sua trajetória de sucesso no esporte.
Carlinhos, de 24 anos, é outro nome de destaque. O jogador, revelado pelo Espartanos Beach Soccer, de Matinhos, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 em 2019, onde conquistou o vice-campeonato sul-americano. Já em 2024, ele se consagrou como artilheiro do Circuito Brasil de Beach Soccer, na Copa Sul, em São Francisco do Sul (SC), pela equipe de Brusque (SC). Além disso, o atleta acumula cinco títulos paranaenses e um título sul-brasileiro pelo Espartanos, além de ter sido campeão paulista de 2023 pelo Corinthians.