De Matinhos para o Brasil: atletas matinhenses se destacam no Circuito Brasileiro de Beach Soccer
Eles têm 31, 24 e 21 anos. Em comum, a cidade de origem e o amor por um esporte. Nascidos em Matinhos, Edimar Funke, Carlos Andrey (Carlinhos) e Renan Otávio têm levado o nome do município litorâneo pelas areias do Brasil.
Eles são atletas de futebol de areia, o beach soccer, e participaram da última etapa regional da segunda temporada do Circuito Brasil de Beach Soccer, a Copa Sul, em São Francisco do Sul (SC), de 12 a 14 de janeiro. A Copa foi disputada por quatro equipes na categoria masculina (Avaí FC, Brusque, Internacional e Paraná Clube) e quatro equipes na feminina (Avaí FC, Brusque, Internacional e Rio Branco PR), que movimentaram as areias da Praia da Enseada.
Brilham juntos
O JB Litoral conversou com um dos jogadores matinhenses. Edimar Funke, que já foi convocado duas vezes para a Seleção Brasileira de Beach Soccer. Ele conta que os três atletas foram revelados pelo Espartanos Beach Soccer, de Matinhos.
“Nós três somos do mesmo projeto. Nessa Copa Sul eu disputei pelo Internacional (RS), que ficou em terceiro lugar; o Brusque (SC), do Carlinhos e do Renan, foi vice-campeão e o Carlinhos foi artilheiro da competição. O campeão foi o Avaí”, disse Funke.
O jogador também contou que a trajetória do trio coleciona outras conquistas. “Somos penta campeões paranaenses de beach soccer com o Espartanos, e uma vez campeão sul brasileiro. Além disso, temos passagem pelo Corinthians (SP), sendo campeão paulista 2023, e o Carlinhos tem uma convocação para a Seleção sub 20, sendo vice-campeão sul-americano em 2019”, detalhou Edimar.
Próximo sucesso
A próxima missão é a Taça NDTV de Beach Soccer, também em São Francisco do Sul. Na competição que começou em 13 de janeiro e termina em 3 de fevereiro, os três jogadores estão na mesma equipe: o Brusque (SC).
Depois disso, sem tempo de pausa, Edimar já se prepara para defender o Internacional no campeonato gaúcho, que acontece em Torres, Rio Grande do Sul, em 4 de fevereiro.