Guaratuba sediará 1ª fase do Paraná Bom de Bola e outros eventos no 2º semestre
Com o avanço da vacinação e o início gradual de uma retomada econômica, esportiva e cultural por todo o país, Guaratuba passará a ser sede de diversos campeonatos oficiais, promovidos pelo Governo do Paraná, já em setembro, tendo disputas em modalidades como futebol, voleibol e handebol, ainda nesse semestre de 2021.
- Travessia na baía de Guaratuba tem movimento intenso no final de semana de feriadão
- Polícia realiza ação e apreende carros e motos durante feriado prolongado
- Ekoa Park e Calango Expedições estão sem vagas para o feriado
Entre os eventos que terão início nesta semana, começando no dia 7, ocorrerá a 1ª fase do Paraná Bom de Bola, campeonato futebolístico masculino tradicional, que envolve clubes e atletas de todas as regionais, organizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por intermédio da PARANÁ ESPORTE – PRES em parceria com as prefeituras municipais.
As disputas ocorrerão nas modalidades sub-16 e sub-21. Na modalidade Master (acima dos 50 anos), os jogos serão disputados já no dia 3 e 4. A partir desses primeiros jogos, acontecerão partidas a cada duas semanas em todas as categorias. Além do futebol, haverá, simultaneamente, os Jogos Abertos Master, já com início programado para os dias 4 a 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Governador José Richa, na modalidade voleibol. Entre os visitantes, estarão times de Maringá e Medianeira.
No dia 11 iniciarão os Jogos da Juventude do Paraná, na modalidade handebol masculino e feminino. E, no dia seguinte, os Jogos Abertos do Paraná também serão realizados na cidade do Morro do Cristo, na mesma modalidade.
Fim de ano tem outras modalidades
Com a agenda esportiva lotada, Guaratuba também organizará os jogos do idoso, tradicional disputa que envolve participantes de todo o estado. E ainda sem data definitiva, ocorrerão campeonatos de basquetebol, torneio de skate e também os Jogos de Aventura e Natureza.
Para o secretário de Esportes e Lazer de Guaratuba, Alexandre Polati, trazer eventos de nível estadual para o município é uma oportunidade única de desenvolver mais atividades esportivas e aproximar os cidadãos de disputas que não costumam ocorrer com frequência. “Nós fizemos questão de buscar junto ao governo do estado essa oportunidade de ser sede dos jogos, tendo em vista a nossa retomada aqui na cidade, principalmente no que diz respeito à prática esportiva”, explica o secretário.
Para uma cidade como Guaratuba, que tira grande parte de sua economia do turismo, ser responsável pela confraternização de pessoas de diversas cidades é uma oportunidade necessária, pois busca trazer novos visitantes ao local. “Nós somos um município balneário, um município que vive de turismo. O esporte não é apenas uma ferramenta importante para a saúde, mas também como indutor de turismo para o município”, diz Alexandre, que também ressalta que a expectativa está alta já que se espera que os eventos sejam o melhor possível e que a cidade receba visitantes já nos próximos dias.