John Lineker controla a luta e vence Marlon Vera por pontos em São Paulo


Por Redação JB Litoral Publicado 01/11/2017 às 22h20 Atualizado 14/02/2024 às 23h10

Em uma luta com menos agressividade do que costuma apresentar, o peso-galo paranaense John Lineker precisou lutar três rounds para derrotar o equatoriano Marlon Vera por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28) na abertura do card principal do UFC São Paulo, recuperando-se da derrota para TJ Dillashaw no UFC 207. “Peço desculpas pela minha performance hoje. Eu fiquei 10 meses parado e é normal que eu cansasse um pouco. Mas meu objetivo é ser campeão do UFC, e eu vou ser. O que o UFC mandar, eu estou pronto. Fiquei dez meses enjaulado, mas a fera está solta. Eu estou aqui”, disse Lineker após o combate.

A luta começou com os dois lutadores à distância, evitando a aproximação imediata. Dono de uma envergadura bem maior, Vera usava os chutes baixos para manter Lineker afastado. O brasileiro ensaiou atacar a linha de cintura do equatoriano, que se movimentou lateralmente para evitar a aproximação. Os dois lutadores trocavam chutes, e Lineker passou a se aproximar usando cruzados e diretos de direita. No último minuto do round, o brasileiro desferiu uma grande quantidade de socos em Vera, que apenas se defendeu e se movimentou para não se deixar acuar.

No segundo round, Vera mantinha Lineker à distância com chutes na linha de cintura e nas pernas. O brasileiro recebeu um chute na cabeça e sorriu, enquanto o equatoriano tentava dar sequência ao ataque. Com movimentação constante, Vera não deixava Lineker acuá-lo na grade, e o brasileiro tinha dificuldade de conectar perfeitamente os socos que desferia. O equatoriano acabou sendo desequilibrado com um chute de direita do brasileiro, caindo no chão e vendo Lineker cair por cima, na sua guarda, soltando golpes.

 

Golpes após o fim do round

Vera ainda se levantou e aplicou dois golpes após o sinal de fim do round. No terceiro, avisado de que estava em desvantagem no somatório dos rounds anteriores, Marlon Vera voltou mais agressivo, o que facilitou inicialmente a vida de John Lineker, que viu a distância ser encurtada, como ele queria. Mas o equatoriano passou a usar os chutes altos, joelhadas voadoras e o clinche do muay thai para agredir o brasileiro. Lineker buscava os golpes na curta distância, mas Vera se defendia no clinche e contra-atacava com joelhadas e mantendo o controle do round até o fim.

 

Por Combate.com, São Paulo