Paranaguá Fight agita a cidade com artes marciais de alto nível neste sábado (2)


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/02/2024 às 22h07

Neste sábado, 2 de março, os amantes das artes marciais têm um encontro marcado no Ginásio Joaquim Tramujas em Paranaguá. O evento Paranaguá Fight promete agitar a cidade a partir das 16h, com lutas de alto nível e um propósito nobre: arrecadar caixas de chocolates para projetos assistenciais voltados às crianças carentes da região. As doações podem ser feitas na Arena Albertina Salmon das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Pgua Fight 2
Neste sábado, 2 de março, os amantes das artes marciais têm um encontro marcado no Ginásio Joaquim Tramujas em Paranaguá. O evento Paranaguá Fight promete agitar a cidade a partir das 16h. Foto: Divulgação

O secretário de Esportes, Helton Ambrosio, destacou a importância do evento para a promoção da modalidade esportiva na cidade. “O prefeito Marcelo Roque sempre nos pede para valorizar todas as modalidades esportivas. Nossa cidade é destaque e referência nacional. Desta vez, realizamos um evento de artes marciais e contamos com a participação de todos“, afirma.

Um dos destaques do evento será a presença do campeão do UFC Charles do Bronx e do parnanguara e campeão do One Championship John Lineker. Segundo Helton Ambrósio, a participação dos atletas traz benefícios como divulgação e turismo para a cidade. Ele também ressalta que o apoio da Prefeitura é fundamental para o sucesso da ação, que visa valorizar os talentos locais nas artes marciais.

Uma luta que promete muita emoção é a de Juninho Pit Bull, também parnanguara e nome em ascensão mundial no Jiu Jitsu. Ao JB Litoral, Juninho falou sobre sua expectativa para o Paranaguá Fight. “A expectativa é muito boa. Fiz o treinamento completo, treinei intensamente por 3 meses para essa luta, e eu, estando 100%, é muito difícil alguém me parar. Estou me sentindo muito preparado para sábado e podem ter certeza de que vou proporcionar um grande espetáculo para o público”, diz.

pgua fight

Sucesso há mais de 15 anos  

Jadyson Costa, idealizador do evento, conta ao JB Litoral sobre a história do Paranaguá Fight, que existe desde 2007. Ele ressalta a importância de eventos como esse para o desenvolvimento dos atletas locais, destacando que a iniciativa já revelou grandes nomes, como John Lineker.

O Paranaguá Fight é um evento genuíno, sem falcatruas. Os atletas lutam de graça, em troca de visibilidade. Neste ano, o ganhador do cinturão receberá uma bolsa de R$ 2 mil por mês, por três meses, para treinar, até o próximo evento, quando surgirá o novo campeão“, enfatiza.

De acordo com ele, cinco profissionais de alto nível irão lutar, além de atletas locais e de todo o Brasil. “Este evento beneficiará a população de Paranaguá, proporcionando entretenimento e movimentando o comércio e turismo, além de dar visibilidade aos atletas”, diz.

Edição internacional

jadyson-costa
O idealizador do Paranaguá Fight, Jadyson Costa, conta que foi pioneiro em levar o nome de Paranaguá para o cenário internacional de lutas. Foto: Reprodução

Jadyson Costa conta que foi o primeiro a levar o nome de Paranaguá para o mundo no ramo da luta. Ele lutou no Japão em 2004, aos 21 anos, no maior evento de MMA asiático, o Pride. No sul da África, se tornou campeão mundial de MMA e, em 2022, conquistou o título de campeão mundial de jiu-jitsu.

Em 2007, ele criou o Paranaguá Fight e o promoveu por cinco edições, mas foi morar nos Estados Unidos, onde abriu academias de luta e se tornou empresário, agenciando lutadores. O evento continuou acontecendo por meio de parceiros, mas, no ano passado, Jadyson decidiu retomar o projeto, apesar de continuar vivendo nos EUA.

Este é o primeiro Paranaguá Fight beneficente, sem cobrança de bilheteria, com a arrecadação de caixas de bombons para serem doadas às crianças carentes da região. Estou vindo dos Estados Unidos para realizar o evento”, conta.

Ele também anuncia que o Paranaguá Fight já começará 2024 com força total, trazendo uma edição internacional com atletas de três países diferentes. “Isso promete elevar ainda mais o nível do MMA local, proporcionando um espetáculo de alto nível e projetando os atletas para o cenário mundial. O evento não só beneficia a população local com entretenimento de qualidade, mas também movimenta o comércio e o turismo na região. O Paranaguá Fight, mais do que um evento esportivo, é uma celebração do talento e da solidariedade em Paranaguá”, conclui.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *