Parnanguara é o mais novo jogador do Criciúma e já está de malas prontas para SC


Por Flávia Barros Publicado 24/10/2022 às 18h59 Atualizado 17/02/2024 às 19h58

Phietro Felipe Inácio de Félix. Esse é o nome do parnanguara de 13 anos que já dá muito orgulho para a família e amigos, mas que agora também está escrevendo o seu nome na história da cidade. Apesar da pouca idade, Phietro já tem 1,80 de altura e parece um gigante ao defender os 7,32 m x 2,44 m das traves de futebol. Todo esse talento levou o adolescente a realizar o sonho de tantos garotos: a chance de ser um jogador profissional. Ele está de malas prontas para ir morar em Criciúma (SC), na próxima quinta-feira (27), onde passará a integrar a categoria de base do Criciúma Esporte Clube.

“Mal sabia falar, mas já pedia bola”


Nesta segunda-feira (24), o JB Litoral conversou com a mãe de Phietro, a técnica em enfermagem Angela Nunes Inácio. Ela contou que o garoto pegou gosto pelo futebol ainda muito pequeno. “Phietro é filho de pais separados, iniciou no projeto social aqui da cidade acompanhado por mim e pela avó paterna, Rosa de Félix. Porém, começou a se desenvolver melhor quando entrou na ARL Sports Escola Coxa, aqui em Paranaguá, em junho do ano passado. Três meses depois ele fez teste na seleção Escola Coxa Pré-Categoria de Base, do Coritiba, onde foi aprovado no mesmo momento por seu desempenho”, disse a mãe de Phietro.

A APROVAÇÃO


Angela também explicou o caminho que o filho percorreu até ser aprovado pelo Criciúma.

Já em agosto desse ano, Phietro viajou para o Rio Grande do Sul acompanhado dos professores Adriano Roberto Lourenço e Cynthia Nunes Pereira. Na cidade de Caxias do Sul ele passou uma semana, jogou contra as bases do Juventude, do Caxias do Sul e do Lajeadense. Também participou várias vezes de competições pela Seleção Escola Coxa e pela Escola Coxa Paranaguá. Foi quando o professor Adriano Roberto Lourenço entrou em contato com um empresário e levou o Phietro para teste de uma semana pela categoria de base do Criciúma, onde foi aprovado no segundo dia. Phietro mora comigo e mais uma irmã, de nove anos. Estou sempre apoiando financeiramente as idas dele até Curitiba para treino-seleção, além das viagens. Trabalho como técnica de enfermagem no Instituto do Rim e no Hospital Regional do Litoral e sempre recebi muito elogio pela dedicação dele no futebol e pelo tamanho da criança, que tem 1,80 de altura”, contou a mamãe orgulhosa.

Phietro estuda no 8º ano do ensino fundamental e seguirá estudando, mas agora em Criciúma. “Ele é um menino muito bom, obediente, sempre me ouve e vai continuar estudando. Vamos nos ver aos finais de semana, ele virá ou nós vamos até ele. Estou com o coração na mão por ele ser muito novo, mas muito feliz. Ver a felicidade dele me acalma”, finalizou Angela.

MAIS TALENTOS


O JB Litoral também conversou com o responsável por identificar e apostar no talento de Phietro. Segundo Adriano Lourenço, o professor a quem Angela é tão grata, o adolescente foi sendo aperfeiçoado e tem outras crianças da cidade que trilham o mesmo caminho.

Phietro chegou ‘cru’ na nossa Escola de Futebol e, com muito treinamento, fomos lapidando ele. É um garoto que tem muito potencial, e tenho certeza que terá um futuro brilhante. Temos outros meninos que entram na nossa Escola de Futebol sem saber nada, e a nossa função é ensinar. Estamos com alunos de 9, 10 e 12 anos que já fazem parte da pré-categoria de base do Coritiba Foot Ball Club. Eles treinam todas as segundas e quartas-feiras em Curitiba“, disse o sócio-proprietário da ARL Sports.