Pontal do Paraná recebe edição de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná, com estreia histórica de atleta indígena


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/05/2024 às 19h11

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Até quarta-feira (8), Pontal do Paraná é o ponto central dos esportes no Litoral, sediando a 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Com a participação de seis cidades da região e mais de 700 pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas, o evento promete movimentar a cidade.

image-13
Um momento especial marcou a cerimônia de abertura: Danilo Acosta Hortega, de apenas 14 anos, representando a Escola Indígena Guavirá Poty, em Pontal do Paraná, foi reconhecido como o primeiro atleta indígena a competir nos JEPS. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Competição regional em pleno vapor

Desde o último sábado (4), os ginásios da Escola Ezequiel, localizada na Avenida Copacabana, Jardim Canadá, e da AB Eventos, na Avenida Marginal em Praia de Leste, têm sido palco das competições da 1ª Fase Regional. Ao todo, 28 colégios, representando Antonina, Morretes, Paranaguá, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, batalham em sete modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Momento histórico e cultural

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho (MDB), conhecido como Rudão, esteve presente na abertura do evento, no sábado, onde expressou sua satisfação por sediar a competição em comemoração aos 70 anos dos JEPS. Ele também destacou a importância do esporte na vida dos jovens, e reiterou o compromisso da cidade em apoiar todas as etapas do evento.

Um momento especial marcou a cerimônia de abertura: Danilo Acosta Hortega, de apenas 14 anos, representando a Escola Indígena Guavirá Poty, em Pontal do Paraná, foi reconhecido como o primeiro atleta indígena a competir nos JEPS. Com orgulho, ele exibiu seus adornos e pintura tradicional, destacando a riqueza cultural de sua comunidade.

Sou muito ativo na minha aldeia, gosto de correr e praticar esportes. Essa é minha primeira vez participando dos Jogos Escolares e representar minha cultura é muito importante“, destacou o atleta.

Helly Caroline de Oliveira Braz, treinadora e professora de educação física de Danilo, afirma que esse é um talento que pertence a ele desde muito novo. “O Danilo já tem esse talento em evidência de forma natural, então não foi difícil propor para ele se sentir interessado em participar. Apresentei as modalidades individuais para ele e, dentre elas, ele escolheu a prova de 150 metros do atletismo. Sem dúvidas, o mais importante é a gente participar, competir, se divertir e interagir com as outras escolas e outras crianças“, disse.

Celebração de 70 anos de tradição esportiva

Os Jogos Escolares do Paraná, organizados pela Secretaria de Estado do Esporte em colaboração com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, representam não apenas uma competição, mas também sete décadas de história e tradição esportiva no estado.

Como um dos mais prestigiados eventos esportivos apoiados pelo Governo do Paraná, os JEPS reúnem atletas com idades entre 12 e 17 anos, provenientes de escolas estaduais, municipais e particulares, em uma variedade de modalidades, que incluem futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez. Adicionalmente, há modalidades como badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf7, estas últimas disputadas exclusivamente nas fases finais.

image-14
Ao todo, 28 colégios, representando Antonina, Morretes, Paranaguá, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, batalham em sete modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *