Tudo pronto para o Festival Paralímpico de Paranaguá, que ocorre neste sábado (24)


Por Flávia Barros Publicado 23/09/2022 às 16h13 Atualizado 17/02/2024 às 17h56

Após preparação, treinos e reuniões para ajustar todos os detalhes do Festival Paralímpico, a última delas realizada na segunda-feira (19), está tudo pronto para o evento que ocorre na manhã deste sábado (24), na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá. Segundo a Prefeitura, no encontro com as direções, professores das escolas dos municípios do Litoral e faculdades, foram colocados em pauta o objetivo do festival que, além de comemorar o dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro), pretende difundir o movimento Paralímpico Brasileiro e integrar pessoas com e sem deficiência.

Esta é a segunda vez que Paranaguá recebe o evento, que mantém o formato, mesmo após a pandemia. Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba participam com seus alunos.  

Secretaria Municipal de Educação (Semedi) se reuniu com o Comitê Paralímpico Brasileiro para definir últimos detalhes do Festival Paralímpico. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Modalidades

Serão oferecidas três modalidades: Bocha Paralímpica, Atletismo Paralímpico e Golbol (esporte coletivo com bola, praticado por atletas com deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos para tentar fazer o gol, em uma trave com rede, similar à de futebol de salão).

A organização ressalta que não serão competições, e sim atividades lúdicas pré-desportivas das modalidades para crianças da rede de educação especial e rede regular de ensino, na faixa etária de sete a 18 anos.

Público

A previsão para esta edição do Festival Paralímpico é de participem cerca de 150 crianças, 20% delas sem deficiência. Todos já foram previamente inscritos junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro, entidade que promove o evento em várias cidades do Brasil, simultaneamente. Este ano a expectativa é superar a marca de sete mil participantes, registrada em 2021.

O Núcleo Litoral é coordenado pela Professora Silmara França, com uma equipe de três professores de Educação Física.

Serviço

O Festival Paralímpico acontecerá na Arena Albertina Salmon, neste sábado, das 8h às 11h. O evento é realizado desde 2018, sendo referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte Paralímpico, e promove, ainda, a inclusão de pessoas com deficiência. E será aberto para quem quiser assistir.