Cidades

Ex-secretário de Assistência Social de Pontal do Paraná assume chefia do Escritório Regional da SEJUF no Litoral

Por Luiza Rampelotti
28/07/2022 09:54 |
Atualizado em 3 semanas atrás

Desde o dia 1º de julho, o Escritório Regional do Litoral da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), localizado na avenida Gabriel de Lara, nº 444, no centro de Paranaguá, está sob nova coordenação. William Pereira foi nomeado como chefe a partir do Decreto nº 11.613, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), pelo chefe da Casa Civil João Carlos Ortega e pelo secretário da SEJUF Rogerio Carboni.

O órgão atua na formulação e implantação de diretrizes e políticas que garantam os direitos fundamentais, a justiça, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e assistência social. O novo chefe do Escritório Regional já tem conhecimento na causa, uma vez que atuou como secretário municipal de Assistência Social de Pontal do Paraná de janeiro de 2021 a junho de 2022.

As ações da SEJUF estão distribuídas nas seguintes áreas: Justiça; Garantias de Direitos; Assistência Social; Trabalho, Emprego e Renda; e Atendimento Socioeducativo. Nosso Litoral é uma região muito carente de diversas políticas públicas, principalmente na geração de renda. Nosso objetivo é colaborar com as prefeituras na implementação de diversos programas hoje existentes na Secretaria e na formulação de novos instrumentos de apoio à população”, diz William.

Ele afirma que chega ao cargo com todo ânimo e dinâmica, com o objetivo de trazer novos programas e ações para a região. Uma dessas atividades é a Carreta do Conhecimento, uma parceria da SEJUF com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que levou cursos gratuitos de capacitação profissional para as cidades litorâneas.

Ex-secretário de Assistência Social de Pontal do Paraná assume chefia do Escritório Regional da SEJUF no Litoral, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Cursos promovidos pela Carreta do Conhecimento, do Senai, são realizados em parceria com a SEJUF. Foto: Prefeitura de Paranaguá


Ações da SEJUF no Litoral

Passamos por Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e encerramos o ciclo do Litoral em Paranaguá. Na sequência, a Carreta continua percorrendo o Estado com os cursos de manutenção de ar condicionado e freezers, manutenção veicular e elétrica”, explica o chefe do Escritório Regional.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Ex-secretário de Assistência Social de Pontal do Paraná assume chefia do Escritório Regional da SEJUF no Litoral, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

Na cidade-mãe do Paraná, a capacitação oferecida é a de instalação e manutenção de ar condicionado, que começou no último dia 5 e tem duração de quatro semanas. William destaca que a profissão é muito promissora no setor de serviços e manutenção, com foco no empreendedorismo.

Ele revela que em outras cidades, as quais ofertaram o curso, a Agência do Trabalhador realizava, ainda antes da conclusão, entrevistas de emprego com os alunos. “A empregabilidade é certa para quem quiser entrar no ramo de empreender, abrir sua refrigeração e/ou oficina. A pessoa sai do curso devidamente capacitada e certificada”, comenta.

De acordo com ele, a Carreta do Conhecimento é uma aposta do governo do Estado e da SEJUF para a geração de emprego e renda no Paraná, auxiliando na superação dos danos econômico-financeiros causados pela pandemia às famílias e aos cofres públicos. “Nossa ideia é articular junto com o Senai e demais Agências do Trabalhador do Litoral, ver quais outras demandas que vão apontando a empregabilidade para, então, trazermos novos cursos de qualificação à população”, conclui William.