Destaques

Foto da comunidade caiçara de Guaraqueçaba vence concurso do Iphan e vira selo dos Correios

Por Gabriel Santos
30/06/2022 15:44 |
Atualizado em 18:19

Nesta sexta-feira, 1º de julho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os Correios irão fazer uma série de atividades especiais em Guaraqueçaba. O evento é referente a oficialização do selo especial “As Vilas e Populações Caiçara do Brasil”, que selecionou a melhor imagem por meio da 2ª edição do concurso Paisagens Caiçaras, organizado em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com base nos critérios estabelecidos pela comissão julgadora, a curadoria escolheu a fotografia tirada por Daniel Chapaval e Mariana Balduzzi, integrantes do coletivo Transborda Caiçara. Intitulada “Memória Caiçara”, a imagem foi captada durante uma ação social realizada na comunidade de Poruquara, situada nas delimitações de Guaraqueçaba.

“Saímos para pescar da forma tradicional: usando rede e uma canoa. Na hora de recolher a rede, aproveitei a maré baixa para fazer o registro de Jamil, membro da comunidade que nos acompanhava. É uma das lembranças mais especiais que temos desse momento de convívio com os caiçaras”, disse Daniel.

A imagem será conhecida na cerimônia de lançamento do selo. No mesmo dia, a UFPR publicará uma exposição digital com outras 24 obras que trazem as vivências das comunidades tradicionais espalhadas pelos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na Praça William Michaud, os organizadores da ação montarão uma estrutura onde vídeos curtos serão exibidos ao público. Um bate-papo sobre as obras escolhidas para integrar o projeto acontecerá às 15h, no Marista Escola Social.

Com informações do Iphan