Pizzaria de Paranaguá doa barco em gesto de solidariedade às vítimas das chuvas no RS; “terá mais utilidade em sua nova missão”
Uma empresa de Paranaguá, a Steve Pizza, conhecida por suas criações culinárias inusitadas, e que sempre dão muita repercussão nas redes sociais, como as pizzas de caranguejo e bagre, surpreendeu a todos não com um novo sabor, mas com um grande gesto de solidariedade. Nesta terça-feira (7), os donos da pizzaria, Jefferson José da Silva Santos e Elizandra Santos, se mobilizaram para ajudar os gaúchos atingidos pela tragédia das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul.
Em uma entrevista exclusiva ao JB Litoral, Elizandra conta que só na última segunda-feira (6) a família se deu conta da gravidade da situação no Rio Grande do Sul. “Trabalhamos de terça a domingo, e ontem foi nosso dia de folga, então foi quando realmente tivemos tempo para sentar e assistir ao que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Na correria do dia a dia estávamos vendo apenas por cima o que estava havendo”, revela.
Movidos pela comoção, inicialmente, os empresários planejavam reunir uma grande quantidade de água mineral, roupas e alimentos para doação no ponto de arrecadação em Paranaguá, no Ginásio Joaquim Tramujas. Porém, ao perceberem a necessidade urgente de recursos específicos, como remos e hélices para enfrentar as correntezas, decidiram ir além.
“Temos nosso barco de uso pessoal para passeio há uns quatro anos. Mas, em uma das entrevistas que vimos, um rapaz disse que estavam precisando de remo e hélices, porque estavam quebrando devido à correnteza. Foi quando decidimos doar nosso barquinho para que ele ajude a salvar as pessoas, acredito que terá mais utilidade lá, em sua nova missão“, explica Elizandra.
Corrente de solidariedade
A iniciativa da Steve Pizza se soma a uma corrente de solidariedade que se espalha por todo o Brasil e, inclusive, pelo Litoral. Equipes voluntárias de resgate da região se dirigem ao Rio Grande do Sul para auxiliar, e pontos de doações se multiplicam.
Em Paranaguá, a campanha de arrecadação começou no último sábado (4) e segue até quinta-feira (8), das 9h às 19h, no Ginásio Joaquim Tramujas. Até o momento, dois contêineres já foram lotados de doações, com alimentos, roupas, água, produtos de higiene pessoal, colchões, ração para animais, entre outros itens.
Enquanto isso, as incessantes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada deixam um rastro de devastação. Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil do estado gaúcho, divulgado nesta terça-feira (7), já são 90 vidas perdidas e 388 dos 497 municípios impactados. Mais de 1,3 milhão de moradores foram afetados, com 361 feridos e 132 desaparecidos. O órgão informou, ainda, que 203,8 mil pessoas estão fora de suas casas, das quais 48,1 mil estão alojadas em abrigos e 155,7 mil estão desalojadas (hospedadas em casas de familiares ou amigos).
Ajude a fazer a diferença
- Doe alimentos, roupas, água, produtos de higiene pessoal, colchões e ração para animais.
- Procure pontos de coleta de doações em sua cidade.
- Doe dinheiro para instituições de caridade (de credibilidade) que estão atuando na região afetada.
- Compartilhe informações sobre a tragédia e as formas de ajudar.