Junta Governativa toma posse do Sindestiva e tem 90 dias para convocar novas eleições


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/05/2022 às 15h19 Atualizado 17/02/2024 às 09h19

Após a reprovação das contas da diretoria do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva), presidida por Izaías Vicente da Silva Junior, os trabalhadores realizaram uma Assembleia Geral, na manhã desta quarta-feira (25), na Chácara da Estiva, com o intuito de destituir os atuais representantes da classe.

Aprovada por unanimidade pelos mais de 380 estivadores presentes, a destituição dá início a um capítulo inédito na história da Estiva. Agora, com a criação de uma Junta Governativa composta por seis sindicalizados, uma nova eleição deve ser convocada em até 90 dias.

Entenda o caso: Em 23 de março aconteceu a prestação de contas relacionada ao exercício financeiro de 2021, primeiro ano de gestão da atual diretoria. As contas foram reprovadas pela maioria dos presentes; foram 167 votos contrários, 34 favoráveis e 4 nulos.

Diante da situação, uma Assembleia Geral Extraordinária foi realizada para a escolha de uma Comissão de Sindicância, composta por três associados que analisaram os documentos, ouviram a defesa da diretoria e, por fim, decidiram sobre as contas. Tal medida é prevista no Estatuto do Sindicato que, em seu artigo 36, define o procedimento a ser adotado em caso de reprovação.

A Comissão teve a obrigação de realizar uma sindicância ou auditoria da contabilidade apresentada pela diretoria, além de analisar se a defesa de Izaías seria considerada justificável ou não. No entanto, os membros relataram dificuldades para ter acesso aos documentos necessários, além de elencarem as supostas inúmeras irregularidades cometidas pela diretoria.

Com o fim da sindicância e o resultado sendo mantido para a reprovação das contas de 2021, a categoria realizou a Assembleia Geral para escolha da Junta Governativa que assumirá o sindicato pelos próximos 90 dias, nesta quarta-feira (25). No início da tarde, os escolhidos para a Junta tomaram posse da sede do sindicato, localizada na avenida Coronel Santa Rita.

Posse do Sindestiva

Os nomes que fazem parte da Junta Governativa são: Ernesto Araújo, como presidente, Eleoterio Neto, Sidney Costa, Almir Gregório, Maurício Amaro e Hélio Alves. Eles assumiram os trabalhos no Sindestiva logo após a decisão e, junto com um chaveiro, abriram o prédio, que estava fechado e sem funcionários trabalhando.

Após a assembleia, que por unanimidade destituiu Izaías, assumimos de maneira ordeira a nossa sede, com o apoio da PM, para que não houvesse nenhum dano. Os mesmos vão entrar com intervenção para verificar a integridade do prédio. O que a gente quer é que o sindicato sempre cresça. Então, os funcionários estão convocados a voltar a trabalhar, porque o sindicato vai funcionar normalmente”, diz Ernesto Araújo.

A partir de agora, os seis associados têm a missão de organizar e convocar novas eleições para a escolha de outra diretoria dentro dos próximos 90 dias.

De acordo com Eleoterio Neto, o trabalho de apuração de documentos continua, isto é, o primeiro ano de gestão feita por Izaías Junior continuará sendo investigada. “Para isso, já pedimos em Assembleia a reentrada da contadora Alessandra, que foi demitida pelo ex-presidente. Ela vai levantar os documentos para passarmos para a categoria o que está havendo no sindicato”, explica.

O então ex-presidente Izaías Junior foi procurado pelo JB Litoral, mas, até a conclusão desta reportagem, não houve retorno.