Matinhos

Matinhos inaugura sistema de monitoramento; câmeras têm leitura de placas veiculares e zoom de 32x

Por Luiza Rampelotti
20/06/2022 22:35 |
Atualizado em 13:47

Desde segunda-feira (13) passada, Matinhos conta com um novo sistema de monitoramento de segurança pública. O município conta, agora, com 44 câmeras integradas com tecnologia inteligente, além disso, mais de mil câmeras privadas farão parte da rede por meio de Parcerias Público-privadas (PPP).

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior, a rede deve receber mais câmeras no próximo ano. O objetivo é que o sistema conte com 100 equipamentos de monitoramento. Os locais para instalação foram definidos por meio de um levantamento feito pela Guarda Civil Municipal (GMC) dos locais com mais índice de roubos e ocorrências como homicídios e estupros.

Aldemir conta que as imagens poderão ser acessadas pelas Polícias Civil e Militar, além da GCM. O objetivo é aproximar todas as forças de segurança que atuam na cidade, aumentando a sensação de proteção para os moradores.

Existe a necessidade de inibir as ocorrências de roubos na cidade e, a inclusão das câmeras significa mais segurança para os moradores, com reconhecimento facial em algumas e reconhecimento de placas em outras. Em todas as entradas da cidade, foram instaladas câmeras com reconhecimento de placas. Ou seja, todos os veículos que adentram ao município serão monitorados”, explica Aldemir.

A execução do sistema de monitoramento está sendo feita via contrato com a empresa Iris System, vencedora do procedimento licitatório para aluguel e gerenciamento das câmeras. O contrato custa R$ 104 mil por mês, pelo período de 12 meses.

O secretário destaca que após as PPPs, mais de mil câmeras ficarão à disposição da GCM, PM e Polícia Civil. Segundo o secretário, as imagens dos atuais equipamentos são de alta resolução, com grande poder de zoom, proporcionando maior visibilidade dos pontos monitorados, garantindo uma vigilância de maior qualidade.

O resultado desse novo sistema será um acompanhamento amplo, permitindo maior poder para coibir episódios de delitos pela cidade. Por isso, ele é de extrema importância para que Matinhos se torne um lugar mais seguro”, diz.

Leitura de placas veiculares

Parte das novas câmeras instaladas têm capacidade de fazer ‘LPR’ e ‘OCR’, isto é, a captura de placas de veículos, bem como de suas características como tipo (carro, moto, caminhão), cor, fabricante e modelo. Essas estão instaladas nos acessos da cidade.

Outro quantitativo de aparelhos está instalado na orla e em outros pontos importantes do município, com o objetivo de realizar o monitoramento urbano. Elas têm como foco a verificação de movimentação de pessoas e veículos, giram em 360 graus e possuem 32 vezes de zoom óptico.

A central de acesso ao sistema de gerenciamento das câmeras está instalada na sede da GCM, e poderá ser integrado com bancos de dados do Ministério da Justiça, por exemplo. Desta forma, é possível identificar, em tempo real, veículos com eventuais sinistros. “Assim, poderemos prever crimes, ou evitar que veículos sinistrados entrem ou saiam da cidade sem que a GCM tenha conhecimento”, conclui Aldemir.

Novos fardamentos

Também na segunda-feira (13), foi feita a entrega de novos fardamentos aos agentes da Guarda Municipal. Eles receberam uniformes operacionais, para serem usados no verão e no inverno.

Segundo a diretora da corporação, Elenice Lorenceana, essa foi a primeira vez que a GCM recebeu o kit completo de fardamento desde o início de suas atividades, em 2002. “Tenho 18 anos como servidora e posso afirmar que nunca houve um investimento dessa magnitude em uniformes”, diz.

Matinhos inaugura sistema de monitoramento; câmeras têm leitura de placas veiculares e zoom de 32x, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Secretário municipal de Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior, comemora o investimento em segurança. Foto: Prefeitura de Matinhos