27º Festival de Inverno de Antonina terá extensão para Paranaguá e Matinhos


Por Redação JB Litoral Publicado 29/06/2017 às 12h32 Atualizado 14/02/2024 às 19h06

Sediado em Antonina, o tradicional Festival de Inverno da UFPR traz novidades nesta 27ª edição, com a extensão de sua programação com ações culturais para as cidades de Paranaguá e Matinhos, cidades com sedes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de ampliar as possibilidades de trocas estéticas, culturais e políticas, tendo em vista a tradição e riqueza de práticas e de manifestações da cultura popular e multicultural existentes no território do Litoral. É o que informa o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Professor Dr. Leandro Franklin Gorsdorf.

Ao longo dos seus 26 anos, o Festival de Inverno de Antonina se constituiu em uma política cultural executada pela UFPR com o propósito de articular as práticas de pesquisa, ensino e extensão universitária com os processos coletivos de participação cidadã nas políticas públicas voltadas à cultura.

Oficinas, espetáculos, exposições e atividades de formação estarão na programação ao longo de seis dias promovendo, por meio do intercâmbio e do diálogo, a valorização da diversidade cultural e da solidariedade integrando assim as comunidades locais.
 

Foto/26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina

Em Paranaguá acontecerá o “Workshop em Educação Patrimonial e Os pontos de Memória de Paranaguá”, ministrado pela museóloga do Museu de Arte da UFPR e Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária, Lidiane do Nascimento Silva e por Ronaldo Santos Carlos, Coordenador Adjunto do Projeto de Extensão Universitária Monumento em Movimento do Departamento de Artes da UFPR. O workshop acontece no dia 16 de julho, das 14h30 às 17h30 no pátio interno do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) e objetiva despertar o interesse da população local e visitante sobre o patrimônio edificado em seu entorno e mostrar como a Educação Patrimonial pode ser um meio ideal de conscientização e preservação do patrimônio.

As vagas são limitadas e gratuitas.
 

26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina – Praça Coronel Macedo

 

Artes cênicas em Matinhos
 

Na cidade de Matinhos acontecerá a oficina “Artes Cênicas – Escolarização dos corpos: vivência e reflexão”, em parceria com o Núcleo Corpos Inquietos/Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). A proposta é refletir sobre como os corpos são constrangidos e moldados em padrões e comportamentos entendidos como próprios ao ambiente escolar. A partir de práticas/vivências de sensibilização corporal e de dinâmicas corporais em relação ao corpo e espaço, corpo e presença e corpo coletivo, propõe-se a investigar e ampliar possibilidades e dinâmicas corporais possíveis de serem partilhadas no ambiente escolar com estudantes de diferentes idades.

A ministrante será Cristiane dos Santos Souza, bailarina profissional com experiência em performance  e Professora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR. A oficina acontecerá dia 15 de julho, das 9 horas às 12 horas e das 14h às 17h na UFPR Setor Litoral/Matinhos. Interessados deverão ter idade a partir de 18 anos e o número de vagas será de 20 a 40 pessoas. Os alunos deverão levar roupas confortáveis, água para consumo próprio e lanche leve para o intervalo.