2º Festival Pico do Marumbi de Morretes promete fim de semana repleto de aventura; confira a programação


Por Luiza Rampelotti Publicado 16/08/2023 às 12h32 Atualizado 18/02/2024 às 20h22

Morretes se prepara para sediar o aguardado 2º Festival Pico do Marumbi, que acontecerá no próximo fim de semana, sábado (19) e domingo (20). O evento, que tem como cenário a praça da Igreja de São Sebastião, no Porto de Cima, promete dois dias de celebração dedicados à montanha, aventura, cultura e gastronomia local.

O festival tem como objetivo principal celebrar o Dia da Montanha e honrar os 144 anos da primeira ascensão ao ponto culminante do conjunto Marumbi, que ocorreu em 21 de agosto de 1879. Ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma série de atividades que enaltecem a cultura montanhista e a riqueza da região.

O prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), ressalta a importância do festival para o turismo local.  “Nós queremos que o turista fique mais tempo na cidade, e esse tipo de evento mostra a quem ainda não despertou o olhar para o montanhismo que nós temos outras atrações além da gastronomia e das belezas naturais. Tem a montanha, tem os rios, as cachoeiras e além do centro histórico, tem história no Porto de Cima e outros bairros”, diz.

Um tributo à história e à cultura

O historiador Éric Joubert Hunzicker conta que muitas montanhas foram conquistadas antes, mas por motivos científicos e geográficos. Já o Pico Marumbi foi conquistado meramente por motivo esportivo, afirma.

Ele ainda destaca a importância do festival para a cidade e sua rica história. “O Marumbi e Morretes merecem muito mais. Esses eventos precisam ser solidificados, precisa haver mais deles, para que todas as pessoas possam conhecer a história de Morretes e do Marumbi”, comenta Éric.

Com uma programação diversificada e a proposta de celebrar a montanha, o 2º Festival Pico do Marumbi de Morretes promete atrair moradores e visitantes para um fim de semana inesquecível de aprendizado, aventura e diversão. O evento visa promover o montanhismo como atividade turística, enfatizando a importância da prática responsável e segura, com o apoio de Clubes de Montanha.

Programação diversificada

A programação do festival é repleta de atividades para todos os gostos e idades. No sábado (19), a jornada começa com o passeio de Cicloturismo Rota Caiçara de Morretes, partindo da Estação Ferroviária e culminando na praça Porto de Cima. A solenidade de abertura está marcada para as 10h, dando início oficial ao festival. Durante o dia, palestras e apresentações musicais prometem envolver o público.

Um dos pontos altos do evento será o bate-papo com Waldemar Niclevitz, que compartilhará sua experiência sobre a importância do Marumbi em sua preparação para a escalada do Everest. Ainda no sábado, o GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático) apresentará suas atividades, oferecendo aos participantes uma visão do mundo do resgate em ambientes desafiadores. A parte musical será animada pelas apresentações da banda Piás do Djanho, trazendo a energia do rock para o festival.

No domingo (20), o historiador Éric Hunzicker falará sobre a primeira mulher a escalar o Marumbi em 1904, trazendo à tona uma história de pioneirismo. Palestras sobre a importância do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) e apresentações musicais, incluindo Rodrigo Rocha e a banda Tribo Urbana, completarão o dia.

Exploração e entretenimento

Durante o festival, os participantes terão a chance de explorar diversas atrações, incluindo visitas à icônica igreja de São Sebastião, à cervejaria Porto de Cima e ao Parque Estadual Pico do Marumbi, que estará aberto para visitação das 8h às 17h. Uma feira do produtor, palestras, rodas de conversa, muro de escalada e uma praça de alimentação diversificada também farão parte da programação, proporcionando entretenimento e conexão com a cultura local.

Confira a programação completa

19 de Agosto (Sábado)

8h30: A jornada começa com o passeio Rota Caiçara de Cicloturismo de Morretes, partindo da Estação Ferroviária e culminando na praça Porto de Cima.

10h: A solenidade de abertura marcará o início oficial do festival.

11h: Um bate-papo imperdível com Waldemar Niclevitz acontecerá, explorando a importância do Marumbi em sua preparação para a escalada do Everest.

12h: A hora do almoço será uma oportunidade para saborear as delícias da culinária tradicional da região.

13h: O GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático) apresentará suas atividades, proporcionando um vislumbre do mundo do resgate em ambientes desafiadores.

16h: A banda Piás do Djanho entoará o rock, trazendo um toque musical energético ao festival.

18h: O rock continuará com a segunda apresentação da banda Piás do Djanho, encerrando o primeiro dia com estilo.

20 de Agosto (Domingo)

10h: O historiador Éric Hunzicker fala sobre a primeira mulher a escalar o Marumbi em 1904.

11h: Uma palestra sobre a importância do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) junto aos clubes na manutenção da segurança nas montanhas do Paraná.

12h: Apresentação musical com o talentoso Rodrigo Rocha.

13h: Exibição artística Urban Skeatchers.

15h: Rodrigo Rocha retorna para outra apresentação musical, proporcionando uma atmosfera animada.

16h: A Tribo Urbana subirá ao palco, trazendo sua fusão única de estilos musicais.

17h: A celebração culmina com um brinde da montanha em frente à icônica igreja São Sebastião.

18h: O encerramento será marcado pela performance musical da Tribo Urbana, envolvendo os presentes com “Minha Morretes”.

*Com informações da Prefeitura de Morretes e de altamontanha.com