Polícia cumpre 45 mandados de prisão em operação contra o tráfico de drogas no litoral do Paraná


Por Redação JB Litoral Publicado 06/06/2018 às 09h42 Atualizado 15/02/2024 às 03h23

Mais de 200 policiais participaram da operação (Foto: João Salgado/RPC)

As polícias Civil e Militar (PM) cumprem, na manhã desta quarta-feira (6), 45 mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão em Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná, no litoral do estado, em uma operação contra mais de 10 quadrilhas de tráfico de drogas.

Até as 9h20, 20 pessoas tinham sido presas.

A operação foi batizada de Tellure. O nome é derivado da palavra latina “tellur”, que significa terra, em uma referência à cidade de Paranaguá.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), 11 dos 45 mandados de prisão são contra pessoas já presas e que, de acordo com as investigações, comandavam o tráfico de drogas de dentro da cadeia.

Quinze mulheres também são alvos de mandados de prisão.

De acordo com a Sesp, a operação culminou com a investigação a respeito de uma delas, que, de acordo com a polícia, assumiu o ponto de venda de drogas depois do namorado ser preso.

Depoimentos colhidos informalmente por policiais junto a usuários de drogas, moradores da região e ex-integrantes da quadrilha, além da quebra de sigilos telefônicos, ajudaram nas investigações, que duraram oito meses.

Cerca de duzentos policiais participam da operação.

Entre eles, soldados do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), do Tático Integrado Grupos de Repressão Especial (Tigre), da Divisão de Narcóticos (Denarc), do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e da RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial).

De acordo com o delegado Nilson Santos Diniz, de Paranaguá, antes das 8h, os policiais já tinham apreendido muita droga. “Foi apreendida muita droga, em especial com a ajuda do canil do Denarc. Agora, estamos fazendo a contabilização do que foi apreendido”, explica.

Ordens judiciais são cumpridas na manhã desta quarta-feira (6), em três cidades do litoral (Foto: João Salgado/RPC)

Fonte: G1 Paraná