66 licitações de Kersten garantem os 100 dias da gestão de Marcelo Roque


Por Redação JB Litoral Publicado 20/04/2017 às 18h06 Atualizado 14/02/2024 às 18h11

Não é preciso ser expert em administração pública para saber que toda e qualquer compra e contratação realizadas a partir de janeiro, cujo procedimento licitatório data até 2016, foi feita pela gestão do Ex-prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten (PMDB).  

São máquinas, equipamentos, veículos e prestação de serviços que fazem a estrutura pública funcionarem e, neste mês, já garantiu mais de 100 dias da gestão do Prefeito Marcelo Roque (PV).

Entretanto, em uma coletiva de imprensa, realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) no dia 30 de dezembro de 2016, o Prefeito fez uma síntese de tudo o que foi apurado no processo de transição.

Com oito volumes que somaram quatro mil páginas, na época, a futura gestão mostrou o que considerou como o estado precário com que iriam receber a prefeitura a partir de janeiro, tendo por base o relatório de transição.
 

Pregão e contrato foram feitos na gestão de Kersten
 

Ao mostrar a saúde financeira do município, depois que o Prefeito Kersten anunciou no portal público que deixaria em caixa R$ 130 milhões, Marcelo Roque disse que o relatório levantou um saldo de R$ 143 milhões em caixa. Porém, deste valor, dívidas com despesas a pagar, 66 processos licitatórios e manutenção de semáforos, o faria começar sua gestão com uma dívida de R$ 40 milhões.
 

As 66 licitações, consideradas dívidas na época, somaram R$ 72 milhões, em compras e contratações, cujo recurso já estava garantido para ser feito a partir de 2017. Apesar de considerar, de forma equivocada, como dívida, a nova gestão não cancelou nenhum dos 66 processos licitatórios e, hoje, se tornaram imprescindíveis na manutenção da estrutura pública.

Na quinta-feira (13) a prefeitura anunciou a prorrogação de prazo do Pregão Eletrônico nº 007/2017 e Registro de Preços nº 006/2017, ou seja, apenas o sétimo em mais de 100 dias de gestão.

Nesta licitação será adquirida emulsão asfáltica catiônica tipo RM-1C para a Secretaria Municipal de Obras Públicas. A abertura, que ocorreria naquele dia, foi transferida para hoje, por conta do novo ponto facultativo criado, após a definição do calendário de feriado feito em fevereiro pelo Prefeito Marcelo Roque.
 

Iniciativa de implantar iluminação de LED nasceu em 2015

Lâmpadas de LED são de 2015

Um dos exemplos mais recentes da manutenção dos processos licitatórios, considerados dívidas no ano passado, foi o investimento de segurança e economicidade, com a implantação de iluminação pública, por meio de LED em ruas de grande movimentação na cidade. De acordo com informações da prefeitura, “a aquisição das luminárias de LED foram feitas por meio da Concorrência Pública 005/2015”, ou seja, uma das primeiras ações da gestão anterior em 2015 e que foi consolidada no contrato 075/2016, ainda no ano da gestão passada.

A prefeitura informou, também, que na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto já foram instaladas 224 luminárias de 220W. Sendo assim, o total de gastos com a benfeitoria pública é de cerca de R$ 432 mil, incluindo todo o material utilizado e mão-de-obra. A empresa responsável foi a Engeklan Empreendimentos Ltda., a qual forneceu o material e realizou a instalação por meio do contrato 075/2016, ou seja, firmado na gestão Kersten.