9 º BPM comemora 45 anos de criação
Nesta semana o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), que atende os sete municípios do litoral paranaense, completou 45 anos de criação. Para marcar a data, o Setor de Comunicação Social da unidade relembrou como tudo começou em uma nota enviada à imprensa.
Conforme as informações, a Polícia Militar do Paraná está presente no litoral do Estado desde o Século XIX, quando, logo após a sua criação, em 10 de agosto de 1854, enviou o seu primeiro contingente de segurança pública à região, constituído por 13 praças e um alferes, que foram incumbidos de realizar o policiamento dos municípios de Paranaguá, Antonina e Morretes.
Em 1964, Paranaguá passou a contar com uma nova Unidade Policial Militar, o Corpo de Polícia Portuária, que tinha a missão de proteger os Portos do Paraná, e que teve como seu primeiro comandante, o então capitão Francisco Marques Vieira.
Treze anos mais tarde, em 19 de abril de 1977, o Corpo de Polícia Portuária (CPP) foi extinto, e o litoral paranaense foi presenteado com a criação do 9º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (9º BPM), que foi instituído a partir do Decreto Estadual nº 3239, de 19 abril de 1977, e passou a ter como missão o policiamento dos sete municípios da região.
A sua primeira instalação se localizava no quartel da Avenida Governador Manoel Ribas, hoje demolido, e em 1991, foi transferida para o atual endereço, localizado na Rua Domingos Peneda, ao lado do Aeroporto de Paranaguá.
De lá para cá, passaram-se 45 anos de fundação, e o Batalhão do Litoral continua inovando e se atualizando. Hoje, o 9º BPM conta com quatro Companhias e três Pelotões Especializados, mantendo-se na vanguarda da Segurança Pública, promovendo ações ininterruptas de combate à criminalidade, e garantindo, dessa forma, a paz e a qualidade de vida dos moradores e turistas que vivem na região.