9º BPM realiza solenidade em homenagem ao Dia do Militar Estadual Veterano


Por Redação Publicado 30/09/2022 às 16h49 Atualizado 17/02/2024 às 18h23

Na manhã desta sexta-feira (30), o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente-coronel Durval Tavares Junior, recebeu na sede da Unidade, na Vila São Vicente, na cidade de Paranaguá, vários militares estaduais veteranos e que atuaram na região.

A cerimônia começou às 8 horas, com o hasteamento da Bandeira Nacional e contou com a presença do ex-comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, coronel Jorge Thais Martins; do ex-comandante do 9º BPM, tenente-coronel Mário José Thais Martins; do presidente da Associação de Policiais Militares do Litoral (APML), subtenente Marcelo Amaro Ferreira, e do secretário de Segurança Pública de Paranaguá, sargento João Carlos Silva.

O evento foi realizado para celebrar o Dia do Militar Estadual Veterano, data comemorada no sábado, 1º de outubro, e que tem por objetivo homenagear os policiais e bombeiros militares que dedicaram grande parte da sua vida em prol da causa da segurança pública, no estado do Paraná.

Durante a solenidade, os homenageados receberam um certificado de agradecimento das mãos do comandante do 9º BPM. Em seguida, o subtenente Esmeraldo Voi Junior, policial militar que atuou durante toda a sua carreira no Batalhão do Litoral, ingressando para a Reserva Remunerada (RR) em abril de 2013, foi homenageado em uma mensagem proferida pelo subtenente Amaro.

Por fim, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar assumiu a tribuna e trouxe uma mensagem de respeito e agradecimento aos militares estaduais veteranos que participaram do ato. “Após um longo período sem solenidades e sem a presença de Tropa, hoje nos reunimos para um dia especial, que Deus permitiu ser exatamente para homenagear os veteranos que serviram neste honrado Batalhão”, disse.

O oficial destacou que o Dia do Veterano foi criado pela Lei Estadual nº 20.257/2020, e desde então, poucas solenidades foram realizadas em prol deles. “Hoje, apesar de ser uma solenidade pequena, demonstra todo o respeito e agradecimento por tudo que os senhores fizeram no passado”, declarou.

O tenente-coronel Durval Tavares Junior ainda lembrou que o dia 1º de outubro foi escolhida para a comemoração, pois faz referência a data em que o primeiro cidadão provinciano envergou a farda da Polícia Militar do Paraná.

“As contribuições deixadas por cada um dos senhores e senhoras nos permitiram dar continuidade nas nossas tarefas a partir de um elevado patamar e nos impõem a responsabilidade de honrar este legado, preparando a Polícia Militar do Paraná para as futuras gerações”, finalizou o comandante.