“Nossa raiz caiçara”: jovem cria campanha para valorização da cultura local


Por Publicado 03/04/2021 às 20h25 Atualizado 15/02/2024 às 17h58

Apaixonado pela cultura caiçara, o jovem Bryan Renan Müller, de 29 anos, é de Jaraguá do Sul, mas vive no litoral do Paraná há 12 anos, onde idealizou a Olha o Peixe, empreendimento social que fortalece as comunidades pesqueiras do estado e promove um consumo consciente de pescado, e a campanha “Nossa raiz caiçara”.

Em entrevista ao JB Litoral, o oceanógrafo e Mestre em Sistemas Costeiros contou que a ideia da campanha surgiu da percepção de um contexto de falta de valorização da cultura caiçara no Paraná. “Percebi que há um distanciamento dos paranaenses da essência dessa rica cultura e da perca de identidade cultural ao passar das gerações nas comunidades caiçaras. Os jovens já não vivenciam tanto as tradições como antigamente e, talvez, ainda não têm a noção do quão especial e importante ela é”, disse Bryan.

Ele explica que a iniciativa é sem fins lucrativos e foi idealizada pela Olha o Peixe e a LaLuz Brasil

4. Uma campanha sem fins lucrativos, idealizada pela Olha o Peixe e a LaLuz Brasil, que visa ressaltar os elementos e as tradições caiçaras no Paraná. A cultura caiçara permanece viva e essas tradições estão enraizadas nos municípios litorâneos, mas também nas lembranças, nos laços familiares, no respeito e admiração de quem é paranaense. Estampar esse orgulho no peito é fortalecer o que é nosso!

5. Após entrevista com representantes das comunidades caiçaras, foi produzida uma lista de elementos que caracterizam a raiz cultural e, posteriormente, opções de estampas foram elaboradas pelos alunos da UFPR com orientação do Prof. Fabio Hansen. No momento, estamos fazendo pelo Instagram @nossaraizcaicara a escolha da estampa para camisetas da campanha, por meio de votação popular. Com ela definida, em janeiro/21 daremos início a um financiamento coletivo, para arrecadar fundos para a campanha. Cada doação poderá ser recompensada com camisetas da campanha Nossa Raiz Caiçara. E a cada camiseta de recompensa por doação, outra será doada às comunidades caiçaras do litoral do Paraná. A divulgação e a doação para essa campanha fortalecerão ainda mais esse movimento!