Abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2016


Por Redação JB Litoral Publicado 28/01/2016 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h00

Neste mês, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – Paraná anunciou a abertura de inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2016, que foram abertas no dia 4 de janeiro e irão até o dia 12 de fevereiro. O projeto tem o objetivo de descobrir autores inéditos no Brasil, nas categorias Conto e Romance. Os vencedores de prêmio terão suas obras publicadas pela editora Record, uma das maiores do país. As inscrições são totalmente gratuitas. O concurso é uma oportunidade para os escritores litorâneos terem suas obras divulgadas no prêmio, podendo inclusive vencer o concurso e ter seu livro publicado, circulando por todo o país.

Segundo a assessoria do Sesc, o prêmio é voltado tanto para autores brasileiros, quanto estrangeiros, desde que as obras estejam em português, sendo destinadas ao público adulto. “Em cada inscrição o candidato deverá enviar um livro inédito, ou seja, que nunca tenha sido publicado. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não possua número de registro no ISBN”, explica o regulamento.

Salienta-se que os candidatos não podem ter nenhum livro publicado nas categorias relacionadas, podendo participar do concurso com somente uma obra. “As obras inscritas serão analisadas por comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, definidos pelo Sesc. A comissão julgadora final concederá o Prêmio Sesc de Literatura a uma única obra em cada categoria e poderá indicar até 3 (três) menções honrosas por categoria. O critério para análise e seleção das obras inscritas é o mérito literário, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo”, acrescenta a assessoria.

Publicação como prêmio é chance de sucesso no Brasil

Aos autores vencedores do prêmio, será oferecida sem nenhum custo a publicação da obra na Editora Record, realizando o “sonho” do escritor de ter seu livro publicado, bem como circulando em todo o Brasil. Segundo o Sesc, o resultado do concurso será divulgado em junho de 2016, com cerimônia de entrega do prêmio prevista para novembro deste ano.

“O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos culturais promovidos pelo Sesc, que assumirá os custos de locomoção, alimentação e estadia do escritor”, explica a assessoria, inclusive ressaltando que os vencedores receberão um certificado de menção honrosa do Sesc.

Cada categoria terá um vencedor, que terá seu livro publicado e distribuído de forma comercial pela editora, com tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares, número que pode aumentar caso o livro faça sucesso no mercado. “Os ganhadores assinarão contrato de publicação com a editora, que ficará responsável pelos termos de edição. O Sesc irá adquirir um mínimo de 1000 exemplares da primeira edição de cada obra vencedora, para utilização em ações culturais e inserção no acervo das bibliotecas da instituição”, ressalta a assessoria do Sesc, demonstrando a oportunidade de divulgação do livro em suas sedes.