Abraji promoverá o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo com patrocínio do JB Litoral


Por Cleverson Teixeira Publicado 08/07/2024 às 07h29

Evento será realizado de 11 a 14 de julho, em São Paulo
Evento será realizado de 11 a 14 de julho, em São Paulo

A cidade de São Paulo se prepara, mais uma vez, para sediar o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento, que está na sua 19ª edição, reunirá estudantes, recém-formados e profissionais experientes de 11 a 14 de julho. Pelo segundo ano consecutivo, o maior encontro de jornalistas do país será realizado no Campus Álvaro Alvim, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Promovida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a conferência será realizada no formato híbrido, com atividades presenciais, on-line e gravadas. Com isso, os três primeiros dias serão destinados para a programação da 19ª edição do Congresso e do XI seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Já o dia 14 será reservado para discussão sobre dados.

De acordo com a presidente da Abraji, Katia Brembatti, o Congresso Internacional é uma ocasião importante para debater o exercício da profissão do jornalista diante do atual cenário que o país se encontra e das mudanças que virão ao longo do tempo. Ainda conforme ela, mais de mil pessoas participarão dos quatro dias de evento.

Segundo a presidente da Abraji, 1.200 profissionais participarão do congresso. (FOTO / KATIA - ABRAJI)
Segundo a presidente da Abraji, 1.200 profissionais participarão do congresso. Foto: ABRAJI

O Congresso da Abraji é, hoje, o principal momento para reunir o jornalismo no Brasil e discutir as nossas práticas profissionais. É um evento com 1.200 pessoas, que vão trocar experiências e conhecimento. Teremos 20 palestrantes internacionais. Boa parte dos participantes é composta, também, pelos principais jornalistas do Brasil, além de profissionais de outras áreas”, destacou Katia, que é jornalista atuante nas áreas de política, meio ambiente, infraestrutura e judiciário.

Além disso, a presidente da Abraji pontuou alguns assuntos que serão tratados durante os debates. Entre eles estão a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), a inteligência artificial e o mundo dos negócios.

Este ano, temos uma trilha muito forte sobre a Amazônia, pensando já na COP do ano que vem e nos desafios das mudanças climáticas. Mantemos, claro, a tradição de discutir o combate à corrupção, à desinformação, além de falarmos sobre pautas criminais e o narcotráfico, que são questões muito importantes para a Abraji; mas há, também, uma trilha bem relevante nas áreas de gestão de negócios, de comunicação e de inteligência artificial, que, inclusive, é a nova fronteira que precisamos encarar neste momento”, salientou


JB LITORAL SERÁ UM DOS PATROCINADORES DO CONGRESSO


Diversos grupos de comunicação reconhecidos nacional e internacionalmente, assim como empresas dos mais variados segmentos, apoiarão o 19º Congresso de Jornalismo da Abraji. O JB Litoral, com sede em Paranaguá, também faz parte da lista de patrocinadores. Diante disso, Katia Brembatti descreveu a importância de contar com a contribuição de um veículo de comunicação local em um evento de grande relevância para o país.

A diretora executiva do JB Litoral, Jéssica Fernandes, disse que é uma honra apoiar um evento dessa magnitude.
A diretora executiva do JB Litoral, Jéssica Fernandes, disse que é uma honra apoiar um evento dessa magnitude.

É muito interessante ter o JB Litoral entre os nossos patrocinadores. É o único veículo paranaense que patrocina com vários outros. O JB aparece juntamente com a Folha de São Paulo, Grupo Globo, SBT e demais veículos nacionais. É importante que esteja entre os nossos patrocinadores, porque a gente acredita muito na mídia local, na capacidade e na necessidade de treinamento dos seus jornalistas, para que eles possam cumprir esse importante papel para a sociedade”, concluiu a presidente da Abraji, Katia Brembatti.

Para a diretora executiva do JB Litoral, Jéssica Fernandes, apoiar um evento internacional e estar diante de grandes empresas de comunicação mundo afora é uma honra muito grande. Isso também mostra, segundo ela, a credibilidade que o JB tem construído ao longo dos anos.

“Participar como patrocinador deste evento internacional demonstra a confiança que o mercado deposita no nosso trabalho. Isso mostra a credibilidade que construímos ao longo dos anos e nosso compromisso com a qualidade do jornalismo. Para nós, essa é uma iniciativa que vai muito além do patrocínio: é um passo importante para fortalecer nossa posição como veículo de comunicação local, demonstrando o nosso comprometimento com a excelência e a busca por informações relevantes para a nossa comunidade”, afirmou Jéssica.


INSCRIÇÃO, VALORES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Segundo a organização do evento, mais de 100 palestras, debates e treinamentos, distribuídos em trilhas temáticas, serão ofertados no Congresso.


Portanto, para se inscrever, acessar a programação completa, a lista de convidados e os valores, basta visitar o site: congresso.abraji.org.br/sobre-o-congresso.

Painel patrocinadores_4x2m_1P (1)_page-0001

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…