Ajude a escolher o mascote da Ponte de Guaratuba: votação está aberta até o dia 22

Escolha entre os personagens finalistas que representam a fauna local e participe da votação que será realizada até o dia 22 de novembro.


Por Redação Publicado 14/11/2024 às 14h31

O concurso cultural para a escolha do mascote da Ponte de Guaratuba, promovido pelo Governo do Paraná em parceria com as secretarias de Comunicação, Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), está com a votação aberta ao público até o dia 22 de novembro. A votação pode ser realizada pelo site oficial, e o anúncio do vencedor está previsto para o dia 26 de novembro. Para votar e escolher o mascote vencedor do concurso, basta acessar este site

Entre os finalistas estão dois personagens inspirados na ave guará, símbolo de Guaratuba, e um caranguejo, animal típico da região litorânea. Os desenhos foram selecionados por uma comissão julgadora que aplicou todos os critérios do edital 001/2023 – SEIL DER/PR. A ligação do personagem com a preservação ambiental e a construção da Ponte de Guaratuba foi uma das exigências do concurso. Ao todo, 203 propostas foram inscritas.

O mascote escolhido representará a ponte em eventos e materiais institucionais, com destaque para ações de educação ambiental e interação com a comunidade local. Cabe lembrar que a escolha do mascote é independente do nome que será dado à Ponte de Guaratuba.

capa-votacao-mascote
Finalistas do concurso de mascote da Ponte de Guaratuba. Os personagens representam a fauna e a cultura local, reforçando o compromisso com o meio ambiente e a comunidade. Foto: DER

Finalistas e suas criações

Entre os finalistas, Gabriel Brand Jürgensen, de São Bento do Sul, idealizou um personagem inspirado pela fauna local. “Acredito que o desenvolvimento de Guaratuba deve sempre considerar o impacto ambiental, e o mascote escolhido pode simbolizar essa convivência harmoniosa entre progresso e natureza”, afirma Gabriel.

Outro finalista, Edson José Cortiano, de Curitiba, criou seu mascote a partir da fauna marítima e dos atributos de um “trabalhador da ponte”. “O caranguejo representa a dedicação, o orgulho paranaense e a união em torno da obra”, ressalta.

A curitibana Vanessa do Rocio Ribas Achitzki, que passou a infância em Guaratuba, viu no concurso uma oportunidade especial. Seu personagem destaca a simpatia e o vínculo entre a obra e os trabalhadores que a tornam possível. “A ideia é criar uma ponte também de sentimentos e memórias com o público”, diz Vanessa.

Premiação e visita especial

O vencedor do concurso de melhor imagem receberá um prêmio de R$ 3 mil, enquanto o melhor nome para o mascote renderá ao autor um prêmio de R$ 1 mil. Ambos receberão certificados e terão seus trabalhos divulgados nas redes e nos canais oficiais do Governo do Paraná, além de uma visita especial às obras da Ponte de Guaratuba, agendada com o DER/PR.

Sobre a Ponte de Guaratuba

A obra, uma das mais aguardadas do Paraná, já alcançou 27,1% de execução em outubro, após seis meses de atividades contínuas. Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá quatro faixas de tráfego, ciclovia, calçadas e previsão de entrega para abril de 2026.

*Com informações da AEN

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *