Alex e Luísa Canziani estiveram em Paranaguá de surpresa; JB conversou com a deputada


Por Publicado 17/01/2022 às 18h20 Atualizado 16/02/2024 às 23h54

A deputada federal mais jovem da atual legislatura, Luísa Canziani (PTB), esteve em Paranaguá ao lado do pai, Alex Canziani (S/Partido) para discutir o cenário político atual e organizar os bastidores das disputas estaduais que acontecem no final deste ano.

A parlamentar conversou com a reportagem e contou um pouco desse período em que esteve em Brasília. “Esse mandato foi extremamente diferente de absolutamente tudo que a gente já se viu na política, porque nós tivemos um mandato que foi interrompido por uma pandemia. Tivemos que nos reinventar, utilizar a tecnologia, plataformas digitais para nos comunicar. Então foi um mandato muito diferente e mais do que nunca necessitou de inovação. Foi um trabalho diferente para chegar até os eleitores, os cidadãos do nosso estado, para que a gente possa passar tudo que foi feito lá em Brasília, como os projetos aprovados“, explica

A deputada federal, filha de um político experiente e liderança política, diz que a cidade-mãe do Paraná é um local de muita lembrança afetiva. “Falar de Paranaguá pra mim, é falar de uma cidade que eu tenho muita gratidão e que tenho muitos amigos. Estar aqui é relembrar a história da minha família. Meu pai foi um grande articulador do Instituto Federal que tem aqui e acredito que a gente precisa mais do que nunca focar em educação profissional e tecnológica. Então, estar aqui sobretudo para agradecer ao povo“, comenta.

Foto: João Ricardo/ Liderança do PTB na Câmara
Futuro na capital federal

Em ano eleitoral, Luísa deve disputar mais uma vez para permanecer no cargo, a grande questão é acerca do partido, já que seu pai saiu do PTB por discordância com um expoente da sigla, Roberto Jefferson, que está preso e vem se alinhando cada vez mais com o bolsonarismo, principalmente nas pautas de costume. “A princípio trabalho para uma reeleição à deputada federal. Acredito que os municípios que a gente representa e os nossos parceiros já estão estimulando a fazer uma reeleição e estou na expectativa. Quero continuar lutando pelas pautas que acredito, que são educação, inovação, ciência e tecnologia. Então, a princípio o caminho, de fato é a disputa pela reeleição“, conta com exclusividade ao JB Litoral.

Por fim, a parlamentar reconhecida como a mais jovem deputada eleita no Paraná, e que é com menos idade entre os 513 deputados federais, convoca os jovens a participar do pleito de 2022 que elegerá, além dos próprios deputados de Brasília também os regionais, presidente, governador e um senador. “Um ponto fundamental para o fortalecimento da democracia é o jovem ir votar. É necessário para que a gente tenha um país mais justo, de mais oportunidades, mais inclusivo, mais inovador. Então, mais do que nunca a gente precisa que os jovens se engajem na política. E aí, não necessariamente sendo candidato, mas participando do processo, escolhendo bem os seus representantes, acompanhando a vida pública dos seus agentes políticos, dando sugestões. Nós viemos de uma geração diferente, então a gente traz sonhos, desejos e demandas diferentes. Mais do que nunca precisamos que o jovem esteja antenado politicamente“, conclui Luísa Canziani.