Alunos do IFPR Paranaguá embarcam para as Universidades MIT e Harvard, nos Estados Unidos; contribua com eles


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/05/2022 às 06h41 Atualizado 17/02/2024 às 07h28

Está se aproximando a data de embarque dos dois alunos parnanguaras do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá, que vão aos Estados Unidos para participar da segunda expedição IFPR-MIT/Harvard. O visto foi concedido e a viagem está confirmada para o dia 23 deste mês.

Os estudantes Arthur Cardos Domingues, de 17 anos, e Janara Schmitt Sandri, de 18 anos, ambos matriculados no curso técnico em mecânica integrado ao Ensino Médio, no IFPR, foram selecionados em outubro do ano passado para participar da expedição. A possibilidade surgiu após os dois se inscreverem no projeto Jovens Embaixadores Internacionais do Instituto Federal, onde são divulgadas oportunidades aos alunos que querem estender seus conhecimentos para fora do Brasil com bolsas de estudo em diversos países, programas de graduação para mestrado e doutorado, estágios, eventos internacionais, entre outros.

A segunda expedição IFPR – MIT/Harvard é organizada pelos Jovens Embaixadores Internacionais e se trata de uma imersão educacional que terá como destino as universidades do MIT (Massachussetts Institute of Technology) e Harvard, em Cambridge, cidade em Massachussetts. Serão 7 dias de imersão técnico-científica.

Despesas serão pagas pelos estudantes

Após apresentarem projetos com ações de empreendedorismo para que cada um conseguisse subsidiar sua viagem através de autofinanciamento, Arthur e Janara foram selecionados – junto a outros 10 estudantes de outros campus do IFPR – por terem ideias viáveis de serem concretizadas. “Ingressei no Instituto Federal em 2020, desde então, venho participando de diversos projetos e palestras. Ano passado conheci o Jovens Embaixadores Internacionais e tive interesse imediato, logo entrei em contato com o Assessor de Relações Internacionais, Cleber Fernando Serafim, que era o organizador do projeto. Assisti a diversas palestras e mostrei disposição, até que tive a oportunidade de fazer parte do processo seletivo para a expedição”, conta Arthur.

Ele explica que o processo seletivo não foi tão simples. “Tivemos que desenvolver um Projeto Mínimo Viável sobre como iremos até Harvard, explicando nossas qualidades e o motivo de querermos a oportunidade. Tanto eu quanto Janara tiramos a nota máxima, sendo assim, fomos escolhidos”, diz.

A partir de então, os dois alunos estão tentando divulgar a expedição e arrecadar dinheiro para todas as despesas (passagens aéreas, translado, alimentação e estadia) até o dia 23 de maio. “Eu e Arthur estamos fazendo uma rifa para arrecadar dinheiro para os custos dessa expedição. Estamos rifando uma Alexa Echo Dot 4ª geração, que será sorteada no dia 21 de maio. Precisamos de recursos para a hospedagem e a alimentação e, como iremos pagar em dólar, que continua subindo, precisamos o quanto antes, para comprarmos o necessário antes que suba ainda mais”, explica Janara.

Os projetos

Além da rifa, os dois também criaram projetos de arrecadação. O projeto de Arthur tem como objetivo juntar dinheiro por meio da criação de artes digitais, como banners, anúncios, logotipos, panfletos, cardápios, entre outros. Ele aproveitou que já possui experiência na área da arte digital criando logomarcas e publicidades.

Já a forma encontrada por Janara foi a produção de artesanato com miçangas, acrescentando a resina neste ramo. Ela fabricou as peças em resina e utilizou miçangas para a confecção de brincos, colares, chaveiros, objetos de decoração, vasos de flores e outras peças sob demanda.

Eles rifaram, também, um tapete de couro. E, até o momento, conseguiram obter o valor das passagens aéreas até Boston (650 dólares) e translado entre Boston e Cambridge (100 dólares). Porém, ainda necessitam de 400 dólares para a estadia, 250 dólares para a alimentação e 100 dólares para outras despesas internas, como transporte para ir e voltar do hotel e alimentação.

A soma dos valores é de 1.500 dólares por pessoa, cerca de R$ 7.500 considerando o dólar em torno de 5 reais. Desta forma, o valor total necessário para que Arthur e Janara participem da expedição sem nenhuma dificuldade é de R$ 15 mil. Além das estratégias desenvolvidas nos projetos para o autofinanciamento, é possível contribuir por meio de rifas, vaquinha e por PIX.

Felicidade e orgulho


Não tenho palavras para descrever a felicidade que estou sentindo, pois toda a dedicação que tive durante a minha vida está sendo recompensada. Nunca imaginei que teria uma oportunidade como essa: conhecer o MIT e a Universidade de Harvard. Sou muito grata à minha família e ao IFPR que foram essenciais para essa grande conquista”, destaca Janara.

Arthur também está muito empolgado com a oportunidade de conhecer o MIT e Harvard. “Espero poder conhecer diversos projetos, tanto de alunos quanto de professores, também os laboratórios e a área de pesquisa e de trabalho de Harvard. Tudo isso ainda é uma ideia simplesmente surreal para mim. Quero aproveitar cada minuto dessa imersão, aprendendo muito sobre empreendedorismo e áreas relacionadas à mecânica, que é o meu curso. Além disso, pretendo trazer todo esse conhecimento e experiência para a comunidade do Litoral, mostrando que é possível estudar fora e participar de grandes projetos”, fala.

O diretor geral da IFPR, campus Paranaguá, Mateus das Neves Gomes, revela o orgulho em ter alunos fazendo parte da segunda expedição do Instituto Federal do Paraná/MIT-Harvard. “É a materialização de todas as ações de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos com os estudantes. Essa importante atuação da diretoria de relações internacionais do IFPR proporciona aos alunos uma experiência única, onde eles podem colocar em prática todo o aprendizado. Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes”, destaca.

Entre em contato com Janara e Arthur


Para entrar em contato com os alunos e adquirir um número da rifa ou, ainda, contribuir com a vaquinha ou PIX, ligue ou mande uma mensagem para Janara no telefone (41) 99553-3726 (mesmo número da chave PIX) ou pelo e-mail [email protected].

Para falar com Arthur, o telefone é (41) 99590-5334 ou pelo e-mail [email protected].

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…