Ampliação da ETE Emboguaçu: Paranaguá avança na universalização do saneamento básico


Por Redação Publicado 18/12/2023 às 05h38 Atualizado 19/02/2024 às 08h02
A iniciativa representa um avanço significativo para a cidade, beneficiando diretamente mais de 12 mil habitantes, que agora terão acesso aos serviços de coleta e tratamento adequado de esgoto

Em um marco para a cidade de Paranaguá, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Emboguaçu, operada pela Paranaguá Saneamento, passou por uma significativa ampliação, tornando-se a maior ETE da região. Com um investimento de mais de R$ 46 milhões, destinados à expansão da estação, construção de elevatórias e extensão de redes, a iniciativa visa dobrar sua capacidade e atender às crescentes demandas de saneamento básico na comunidade.

O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes do setor ambiental e de saúde, além do CEO da Iguá, Roberto Barbuti. Segundo ele, a iniciativa representa uma melhoria relevante para a cidade, beneficiando diretamente mais de 12 mil habitantes de Paranaguá, que agora terão acesso aos serviços de coleta e tratamento adequado de esgoto.

Barbuti também expressou seu orgulho pela contribuição da empresa para o desenvolvimento de Paranaguá, ressaltando o compromisso com a excelência e o impacto positivo na qualidade de vida da população. “A ampliação desta estação de tratamento é um passo significativo em nossa missão de oferecer serviços de saneamento de alta qualidade. Estamos comprometidos com o bem-estar da comunidade e a preservação do meio ambiente“, afirmou.

Já o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza, destacou a importância do investimento. “Seguimos focados em busca da universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Oferecer saneamento de qualidade à cidade mais antiga do estado do Paraná é fazer história. A ampliação da ETE Emboguaçu permitirá o tratamento mais adequado de todo o esgoto doméstico gerado na comunidade, promovendo benefícios diretos ao meio ambiente e a recuperação do ecossistema fluvial“, disse.

O CEO da Iguá Saneamento, Roberto Barbutti, e o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza Júnior. Foto: Divulgação/Paranaguá Saneamento


Universalização do acesso a saneamento básico


Desde 2017, a Paranaguá Saneamento, operada pela Iguá, atende o município de quase 150 mil habitantes com serviços de água e esgoto. A duplicação da ETE Emboguaçu é um passo significativo na busca pela universalização do acesso a saneamento básico na região.

Wagner Souza também ressaltou o impacto positivo que a ampliação da ETE Emboguaçu terá não apenas na qualidade de vida dos moradores, mas também na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde pública em Paranaguá. “A Paranaguá Saneamento continuará sua trajetória com o objetivo da universalização, buscando a excelência na prestação dos serviços a esses cidadãos, tornando-se mais do que uma empresa, mas um agente transformador em Paranaguá“, concluiu.

Em seu discurso, o vereador Ezequias Ferreira Rederd (Podemos), o Maré, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa ampliação representa um grande avanço para nossa comunidade. O acesso ao saneamento básico é crucial para a saúde e qualidade de vida de nossos cidadãos“, disse.