APÓS DENÚNCIA DE VEREADOR – Empresa de ex-presidente do PV vence licitação de R$ 9,4 milhões em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 27/06/2017 às 09h50 Atualizado 14/02/2024 às 18h58

Após denúncia feita pelo vereador Adriano Ramos (PHS), que o empresário João Miguel Gralak Blasczyk, presidiu PV de Matinhos, partido do prefeito Marcelo Elias Roque e do atual secretário de Desenvolvimento Sustentável, Raphael Rolim de Moura, teve sua empresa habilitada pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) para disputa de concorrência pública estimada em R$ 9.419.938,42, na sexta-feira (23), a CPL confirmou a Blasczyk – Limpeza e Conservação Ltda como única vitoriosa do certame.

Quatro empresas permaneceram na disputa pela “manutenção predial dos próprios municipais”, da Concorrência Pública 001/2017, além da Blasczyk e não “BLASZYK” como consta na ata assinada pela presidente da CPL, Sheila da Rosa Maria, participaram ainda

APN Engenharia, Construtora Enoque Teixeira e a Phoenix Empreendimentos e Participações.

Na disputa pela melhor proposta de desconto, a empresa de João Blasczyk apresentou 27,37% e saiu vencedora por apenas 1% da segunda colocada, a empresa APN Engenharia que apresentou proposta de 26,35%, seguido pela Construtora Enoque Teixeira com a proposta de 15% e encerrando com a proposta de 11,53% de desconto da empresa Phoenix Empreendimentos e Participações.

Entretanto, o que chama a atenção é o vínculo político do prefeito Marcelo Roque e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável com o empresário, em razão de suas raízes partidárias. Vale lembrar que, em 2012, João Blasczyk esteve no lançamento da candidatura de Marcelo Roque à prefeitura de Pontal do Paraná, o que acabou não ocorrendo, segundo informou o vereador Adriano Ramos no mês de maio.      
 

Flores e cimento
 

Em maio o vereador Jozias de Oliveira Ramos (PDT), o Jozias da Negui, aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum contrário, Pedido de Informações justamente sobre a empresa vencedora do certame, após compra de cimento pela prefeitura na Blasczyk, que tem como atividade econômica principal, a venda de flores naturais, apesar de que a secundária dá legalidade contratação.

Entre os questionamentos aprovados, Jozias da Negui, queria saber do prefeito Marcelo Roque, se a cidade não possui empresas que pudessem fornecer estas mercadorias, uma vez que a Blasczyk está situada em Matinhos.

Na sessão Adriano Ramos elogiou a iniciativa do colega vereador e disse ter estranhado também, o fato da compra ter sido feita em outra cidade. Segundo ele, quando ocorre a dispensa de licitação é possível efetuar a compra onde a prefeitura desejar e, desta vez, não foram privilegiadas empresas da cidade.

“A gente compra pão na padaria, carne no açougue; comprar cimento e outros materiais numa empresa deste segmento e em outra cidade causou estranheza a todos da casa”, disse o vereador para a imprensa após a sessão. Isso o motivou na investigação da empresa que resultou em todas as descobertas já mencionadas.

Até hoje o prefeito Marcelo Roque não respondeu à Câmara os questionamentos do Vereador Jozias Ramos, apesar de que o prazo inicial de 30 dias já venceu desde o dia 6 deste mês. Todavia, vale lembrar que o presidente da Câmara é o vereador Marcus Antonio Elias Roque (PMDB), irmão do prefeito.