APÓS DENÚNCIAS DO JB – APPA começa a retirar água parada na faixa portuária


Por Redação JB Litoral Publicado 11/02/2016 às 04h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h17

Apesar da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) não responder a nenhum dos questionamentos do JB sobre os possíveis focos de proliferação do mosquito da dengue no Silo Vertical e em diversos pontos da faixa primária do porto, na semana passada a estatal começou a tomar providências contra o acúmulo de água parada na região portuária.

Foram duas graves denúncias feitas pela reportagem no período em que a Appa criou uma suspeita voluntária Patrulha de Combate à Dengue, formada por comissionados e estagiários, que percorreu 5.580 estabelecimentos comerciais em seis municípios da região, menos em Paranaguá. A suspeita se deve ao fato da estatal não informar se os integrantes da patrulha receberiam os valores salariais no período em que estavam atuando como voluntários.

Vídeos e fotos enviados à redação mostraram um cenário perigoso, com grandes pontos de água parada e suja, inclusive ao longo do cais acostável na faixa portuária, nos equipamentos usados na operação portuária e em outros pontos sucateados e abandonados do espaço primário do porto.
Na semana passada, uma equipe de limpeza começou um trabalho de sucção da água parada nos trilhos que transportam os shiploaders (carregadores de produtos) e guindastes na faixa portuária. Informações dão conta que, após a finalização deste trabalho, os espaços entre os trilhos serão concretados.

Resta saber se serão tomadas providências na situação existente ao lado do Corredor de Exportação, mostrada pelo JB.