Após polêmica, Festa da Tainha acontecerá em julho, no Mega Rocio


Por Gabriel Santos Publicado 24/06/2022 às 09h00 Atualizado 17/02/2024 às 11h15

Após anunciar que não iria promover a Festa da Tainha, a prefeitura de Paranaguá voltou atrás da decisão. Nesta quinta-feira (23), a secretaria municipal de Cultura e Turismo (Secultur), em reunião com as comunidades pesqueiras, decidiram realizar a tradicional festividade.

A festa acontecerá entre os dias 7 e 17 de julho, só que dessa vez, as barracas não serão montadas na Praça de Eventos Mário Roque, agora, os pescados serão comercializados no Complexo Turístico Mega Rocio. A escolha do espaço tem o objetivo de controlar o fluxo dos visitantes. “Estamos seguindo o planejamento de retomar os eventos gradativamente e o espaço é ideal para que possamos verificar as boas práticas com a saúde”, explica a secretária da Secultur, Maria Plahtyn.

Nessa edição, apenas participarão da festividade, as comunidades da Ilha dos Valadares, Ilha do Amparo e Vila Guarani. Segundo os organizadores, a tainha preparada no modo tradicional será vendida a R$80 e serve três pessoas, porém, a população também poderá apreciar os outros pratos preparados pelos comerciantes.

Para o pescador da Ilha de Amparo, Marins Rosário, o diálogo com as autoridades foi uma medida importante para promover a festa. “Depois de dois anos de pandemia, estávamos ansiosos para realizar a festividade. A gente fez um investimento grande e estamos orgulhosos de saber que, depois de muitas conversas com o prefeito, conseguimos organizar a festa”, comemorou.

Aniversário da cidade

Com a chegada do mês em que Paranaguá completa 374 anos, as programações em comemoração ao aniversário da cidade continuam suspensas devido ao aumento dos casos de Covid-19. No entanto, a prefeitura organizará, nos dias 28 e 29 de julho, no Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah, dois shows com artistas nacionais.

“É uma volta responsável e gradativa. Local público não tem como ter controle, diferente do estádio, onde vamos exigir o mínimo de segurança com a apresentação da carteira de vacinação e máscara. Não podemos retroceder tudo aquilo que mantemos até agora”, destacou o prefeito Marcelo Roque (PODE).

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…