Aposentada ganha renda extra limpando túmulos em Paranaguá


Por Publicado 25/10/2021 às 18h57 Atualizado 16/02/2024 às 17h06

Com o feriado de Finados chegando, cresce a procura pelo cuidado e limpeza de túmulos e jazigos. Com o aumento dos preços dos produtos, o crescimento da inflação e as dificuldades em conseguir outras oportunidades, Eunice Pinheiro Adams, de 70 anos, que é funcionária aposentada da Prefeitura, agora realiza serviços especializados na higiene dos ambientes particulares dos cemitérios.

Eunice se aposentou com 52 anos como servidora, mas cuidava de um neto pequeno e um filho de coração, então, para complementar a renda, vem auxiliando famílias ocupadas, mas que não desejam deixar abandonado o local de descanso de familiares e amigos.

De acordo com a ela, que trabalha há quase 20 anos nessa função, muitas pessoas a procuram para realizar a limpeza dos túmulos. “Eles me perguntam se dá para limpar o local que os familiares estão enterrados e explico que uma gaveta é R$ 30, duas é R$ 50. Tem bastante mão de obra, por exemplo, tem que carregar o balde com água, às vezes é longe, às vezes é perto. Eu faço com o maior prazer“, diz.

A senhora explica que dá para limpar até 4 túmulos por dia, mas que depende muito da condição do próprio espaço, já que alguns ficam bem sujos devido ao pouco cuidado. Mas, devido ao feriado, afirma que o trabalho cresce muito e que é a melhor época para a sua profissão.

Quem tiver interesse de higienizar o túmulo de um ente querido, pode procurar Eunice pelo 98411-1974 ou ir até o Cemitério São Benedito e solicitar o serviço.