Appa gastou R$ 273 milhões em dragagem nos últimos anos; união investirá R$ 394 milhões de uma só vez


Por Redação JB Litoral Publicado 22/10/2015 às 16h00 Atualizado 09/05/2024 às 14h38
Foto: Appa/divulgação

Uma das necessidades inerentes aos portos de Paranaguá e Antonina é a dragagem, item que preocupa a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) desde o início da história portuária local. Em agosto, a APPA anunciou, através do Processo Nº 01/2015, o lançamento de Concorrência Pública Internacional para contratação de empresa que executará serviços de dragagem no terminal paranaense. O valor do serviço estava orçado em R$157.736.362,52 milhões, porém, após realização da concorrência, o preço diminuiu para R$ 156,9 milhões no contrato com a empresa vencedora, a DTA Engenharia, sendo que as obras contemplam a dragagem no canal de acesso, na bacia de evolução e nos berços do cais comercial do Porto de Paranaguá e do Porto de Antonina. 

“O volume total a ser dragado é de 7,360 milhões de metros cúbicos – o equivalente a nove estádios do Maracanã – e vai restabelecer a profundidade de projeto dos canais e berços. O prazo de execução da obra é de 12 meses”, informa a APPA. Com isso, desde 2011, na gestão do governador Beto Richa (PSDB), a APPA totalizará cerca de R$273 milhões destinados à dragagem.

O primeiro processo na gestão Richa foi feito em 2011, quando na gestão do ex-superintendente Airton Vidal Maron a então autarquia investiu R$2,5 milhões na dragagem emergencial de 14 berços de atracação. O processo foi realizado pela companhia holandesa Van Oord. Segundo a APPA, na época, uma draga com 4,9 mil metros cúbicos de capacidade de cisterna retirou cerca de 110 mil metros cúbicos de sedimentos dos 14 berços de atracação do cais comercial em um período de quinze dias.

Em 2013, já na gestão do atual superintendente Luiz Henrique Dividino, a APPA investiu R$115 milhões em dragagem em um serviço que se estendeu por 11 meses, atingindo a bacia de evolução, os berços de atracação e os canais de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. A obra foi feita pela draga chinesa Xin Hai Niu. Na época, em fase inicial, a atividade tirou cerca de 1,3 milhão de metros cúbicos de sedimento nas bacias 1, 2 e 3 de evolução, assim como dragou os canais de acesso dos complexos portuários de Antonina e Paranaguá. Em julho, a APPA demonstrou a continuidade da política de uso de recursos próprios para a dragagem, quando anunciou concorrência em valor estimado de mais de R$157 milhões e aferiu o prazo de seis meses para a resolução do processo. Três meses após anunciar a concorrência pública, foi anunciada como vencedora a empresa DTA, com cerca de R$1 milhão a menos em relação ao valor que havia sido orçado inicialmente.


Governo Federal vai gastar R$ 394 milhões


Em junho desse ano, a Secretaria de Portos (SEP) do Governo Federal da presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou o RDC Eletrônico SEP/PR nº05/2014, referente à dragagem do porto de Paranaguá, sendo que o objeto do certame foi adjudicado à empresa DTA Engenharia Ltda. pelo valor de R$ 394.291.082,30. A adjudicação e homologação do processo licitatório ocorreram no dia 26 de junho e em breve deve ser anunciado oficialmente pela SEP. Com o investimento da União de cerca de R$ 394 milhões em apenas um processo, o Governo Federal irá gastar mais do que o Estado gastou na dragagem dos portos paranaenses em cinco anos.