APPA segue sem nenhum responsável nomeado há 10 dias


Por Redação JB Litoral Publicado 10/01/2019 às 18h01 Atualizado 15/02/2024 às 06h28

Quase três semanas após o início do ano, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) ainda não teve nomeada sua presidência e diretoria. Apesar de outras empresas públicas, como a Copel e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) já terem seus novos diretores empossados, o maior porto graneleiro da América Latina continua, há dez dias, sem um responsável.

O Governador Ratinho Junior (PSD) anunciou, em 13 de dezembro, que o novo presidente da APPA seria Luiz Fernando Garcia da Silva, porém, até o momento, nada consta no Diário Oficial do Estado. Cargos de extrema importância, como o de Diretor-presidente, Diretoria Comercial, Diretoria Administrativo Financeira, Diretoria Jurídica, Diretoria de Engenharia e Manutenção, Diretoria de Meio Ambiente e Diretoria de Operação estão sem um representante, o que pode retardar os serviços da empresa.

O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo a localização estratégica a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina, segundo a APPA. Entre as principais cargas movimentadas na cidade estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, no momento, quem está encarregado pelos trâmites internos é um Chefe de Gabinete, servidor mais antigo do porto, que, juntamente ao Ex-Diretor Operacional, Luiz Teixeira da Silva Junior, está auxiliando no funcionamento da empresa.

A operação do porto não tem nenhum tipo de prejuízo”, comunica a Assessoria. Ainda de acordo com eles, as nomeações devem acontecer ainda esta semana. “Dependem da publicação no Diário Oficial, mas está seguindo os trâmites normais”.