Área de fertilizantes e indústria química constitui sindicato em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 29/01/2017 às 15h40 Atualizado 14/02/2024 às 17h38

Representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (STIQFEPAR), trabalhadores que atuam nas empresas da área de fertilizantes e farmácias, a partir deste ano, terão representatividade em Paranaguá, com o desmembramento da entidade cuja sede é em Curitiba.

É que informou ao JB na semana passada, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas de Paranaguá, Arildo do Nascimento, que estava acompanhado do Vereador Jaime Ferreira dos Santos (PSD), o Jaime da Saúde, o qual faz parte da direção regional da central sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT).

A oportunidade surge agora, após cerca de dois anos de tentativas, graças ao empenho da UGT, de outra central sindical, a Nova Central e da Federação que representa a categoria.

De acordo com Nascimento, o apoio do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Paranaguá (SINDICAP), por meio do Presidente Josiel Veiga e do Diretor Financeiro, Sidnei Fortunato de Souza, também foi muito importante para que a categoria “caminhasse com suas próprias pernas”.

Com a formação da entidade, cerca de cinco mil trabalhadores serão representados em todas as suas necessidades locais. O presidente sustenta que há muitos anos a categoria precisava de uma representação no município e os funcionários das empresas de fertilizantes e farmácias dependiam da atuação por Curitiba. A composição da diretoria pioneira ainda será definida, mas alguns nomes já se configuram como integrantes do órgão como o próprio Vereador Jaime da Saúde, Caio Murilo dos Santos Alves, André Luiz Quintana, Cleyton de Andrade da Costa, Natanael das Neves e Cliceu Oliveira Baltazar.

A partir de agora, serão realizadas visitas às empresas para informar sobre a fundação do sindicato, que já possui sede própria, localizada na Rua Vieira dos Santos, nº 465, no Centro Histórico, Sala 1, junto à sede da UGT na cidade.