ASPRAN viabiliza para associadas curso de panificação do SENAR


Por Redação JB Litoral Publicado 02/11/2015 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h47

Criado pela Lei n° 8.315/91, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. 

Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

A entidade abre oportunidades para homens e mulheres que desejam ampliar seus conhecimentos para impulsionar a produtividade e melhorar a renda e a qualidade de vida no campo.
Com uma parceria com a Associação de Pequenos Produtores Rurais e Artesanais (ASPRAN) de Antonina de longo tempo, na semana passada o SENAR realizou um curso de panificação para as produtoras rurais, associadas da Aspran.

De acordo com a professora Maria Regina dos Santos, instrutora do Senar, o curso foi para que as associadas aprendessem a fazer pão, através de 22 receitas, entre massas e recheios afim de que elas possam melhorar a qualidade da alimentação em casa, além da possibilidade de venda do produto. [tabelas]O curso é de 16 horas, realizado em dois consecutivos, com oito horas por dia, realizado na quinta e sexta-feira da semana passada. Após a conclusão do curso, todas as associadas ganham uma certificação do Senar. Elas recebem ainda um material de manuseio de alimento, além de receber capacitação na manipulação de alimentos e um livro com o receituário dos trabalhos que foram feitos durante o curso. Entre as receitas elas aprenderam a fazer panetone, chocotone, pão de queijo, pão doce, pão integral, pizza integral, sonho, hambúrguer, montagem do hamburguinho, pão milho verde, entre outros.