Atividades lúdicas garantem desenvolvimento da psicomotricidade e menos gasto de material escolar


Por Redação JB Litoral Publicado 19/02/2016 às 10h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h24

Contrapondo o argumento de que o desenvolvimento da psicomotricidade de crianças da educação infantil está necessariamente atrelado ao uso ostensivo do material didático, professoras da rede municipal desenvolvem atividades variadas, que reúnem simplicidade, ludismo e socialização. 

Segundo Joelma da Silva Cruz, que ministra aulas em CMEI’s de Paranaguá há cinco anos e que é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a melhora da parte psicomotora na educação infantil está associada ao lúdico: “O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividades relacionadas com jogos e com o ato de brincar. Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem. Isto porque é muito importante incutir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas potencializam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos”, comenta.

Para isso, segundo a professora, as brincadeiras em si contribuem de forma positiva: “Aqui em nosso CMEI desenvolvemos atividades com bambolê, que colaboram na parte motora, lateralidade, cores e movimentos em geral. Também lançamos mão da famosa ‘corrida de saco’, que incute noções de direito/esquerdo”, destaca a professora.

Tais constatações fazem cair por terra o argumento ministrado por algumas escolas particulares da cidade que trazem em suas respectivas listas de materiais escolares utensílios como grampos de roupa, copos, panelas e outros insumos mais caros, além da ostensividade do uso do livro didático no desenvolvimento da psicomotricidade.

Ainda de acordo com a professora, que é lotada no CMEI Nossa Senhora do Rocio, na Vila do Povo, materiais recicláveis também são uma boa pedida para o desenvolvimento motor, juntamente com lego, almofadados, atividades livres de socialização e uso de revistas e jornais, que ajudam na área de recorte, colagem e desenvolvimento da escrita.

Porém, a profissional faz questão de ressaltar que há critérios meticulosos em relação ao uso de metodologias, peças de brinquedos e atividades externas, já que educação infantil compreende desde o berçário até o pré-escolar.