Atletas de projeto social de Paranaguá conquistam seis medalhas em disputa internacional de Jiu-Jitsu


Por Flávia Barros Publicado 20/09/2022 às 21h40 Atualizado 17/02/2024 às 17h44

Felizes e empolgados com os resultados da primeira competição em que metade dos atletas trouxe medalha no peito, mas todos, com ou sem medalha, com a mesma sensação de dever cumprido e vontade de evoluir cada vez mais. Assim retornaram de Curitiba, neste começo de semana, os 12 atletas parnanguaras que treinam Jiu-Jitsu no projeto social GFTeam Jardim Iguaçu, que dá aulas gratuitas da modalidade no CEU das Artes, em Paranaguá. Eles participaram, sábado (17) e domingo (18), da National Tour, promovida pela Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), associação internacional que realiza uma sequência de etapas em todo o país, com o objetivo de levar os atletas da equipe vencedora em todas as etapas para o mundial de Abu Dhabi.

As medalhas

Os atletas, maior parte alunos da rede pública de educação, fazem parte das 42 pessoas atendidas pelo projeto, que foram levadas para Curitiba com apoio da secretaria municipal de Esportes e da iniciativa privada. Seis deles conquistaram medalhas, sendo duas de ouro (Ester Rodrigues, 15 anos e Sidney Junior, 16 anos); três de prata (Ana Júlia Luiz, 7 anos; Ana Lívia Veiga, 12 anos e Júlio Lopes, 30 anos); e uma de bronze (Yuri Silva, 14 anos).

Foi surpreendente com tão pouco tempo de treino eles alcançarem esse resultado fantástico, organizar toda a logística… Também foi fundamental toda a ajuda que tivemos”, disse ao JB Litoral, o coordenador do projeto, Eduardo Simão.

Próximos passos

Ainda segundo o coordenador, os planos agora incluem deixar os alunos mais preparados para campeonatos e atingirem os critérios da entidade que representa a modalidade. “Agora temos que confederar na CBJJ e na IBJJF (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu/ International Brazilian Jiu-Jitsu Federation); realizar treinamento mais focado nos campeonatos, para aprimorar mais a técnica deles e começarem a entrar no ranking; e aguardar outra etapa do circuito AJP. Temos dois campeonatos menores próximos de acontecer, onde vamos levar novos atletas em crescimento técnico do projeto e o Open Camboriú International, que é um campeonato internacional da CBJJ/IBJJF marcado para novembro, em Balneário de Camboriú (SC). Para lá, temos como objetivo levar ainda mais atletas para representar a cidade, inclusive eu vou lutar e nossos dois instrutores faixa roxa (Lucas e Ruan) também, ou seja, almejamos conseguir patrocínio da iniciativa privada para que possamos arcar com as inscrições, que custam R$ 270,00 e, novamente, contar com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes para dar todo o suporte e, assim, trazermos mais medalhas e mostrar o potencial dos nossos atletas”, finalizou Simão.

Apoio

A felicidade do coordenador e dos atletas também foi compartilhada pelo secretário de esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio. “A gente fica feliz em poder participar desse momento tão especial na vida dessas crianças e desses alunos que foram nessa competição. Também em estar junto com o professor Eduardo, realizando esse sonho de descentralizar o esporte nos bairros de Paranaguá, a pedido do nosso prefeito Marcelo Roque. Agora já começamos a ver frutos desse projeto que a gente começou no Jardim Iguaçu. É um orgulho para nós, já na primeira competição, ter os atletas do projeto medalhando, dando um show!”, falou ao JB Litoral.