Audiência debate estudo para a construção do TOEX, novo terminal de exportação de granéis no cais oeste do Porto de Paranaguá


Por Redação Publicado 08/04/2021 às 19h47 Atualizado 15/02/2024 às 22h41
toex

Fonte: Da assessoria de Imprensa

Foi realizada nesta quarta-feira (07) a audiência pública para demonstrar e avaliar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do TOEX – Terminal Oeste de Exportação, empreendimento que será construído e interligado ao cais oeste do Porto de Paranaguá. A audiência teve duração de mais de três horas e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

A reunião precisou ser realizada exclusivamente online, atendendo ao decretos municipal e estadual que visam limitar espaços com aglomeração devido a pandemia por Covid-19 no Paraná. No entanto, toda a audiência foi transmitida online pelo site do TOEX , pelo canal do TOEX no Youtube e pela a rádio Difusora Mais 104.7 FM, ambos amplamente divulgadas.

Foram disponibilizados diversos canais para a participação popular, dentre eles, um 0800 para ligações gratuitas – garantindo a inclusão de pessoas sem acesso à internet, número de WhatsApp, e-mail, formulário on-line via site do TOEX e o próprio chat da transmissão online no YouTube.

O Estudo – Durante 60 minutos, a equipe técnica apresentou o EIV do TOEX.  O estudo mostra que a implantação do empreendimento possui viabilidade técnica, cumprindo todos os requisitos previstos na legislação vigente. A área já é impactada historicamente pela existência de atividades de portuárias, além disso o projeto prevê diversas medidas mitigatórias quanto a possíveis impactos dentro da área de influência do empreendimento.

A equipe respondeu 34 participações, vindas de todos os canais disponíveis para envio de questionamentos. “A participação da população incluiu questionamentos sobre o tráfego de caminhões na região, possíveis impactos ambientais e geração de empregos para a comunidade. Todas as dúvidas enviadas foram respondidas”, explica o diretor presidente do TOEX, David Pereira. A audiência contou com a presença de representante da prefeitura, do empreendimento e da plenária.

O empreendimento – O projeto do TOEX é considerado um dos mais modernos do país, seguindo parâmetros internacionais de controle, eficiência e segurança das operações. Será construído um armazém com capacidade estática para 88 mil toneladas de granéis sólidos de origem vegetal, 3 tombadores rodoviários e expedição através de correias transportadoras que interligarão o terminal ao berço 201 (cais oeste) do Porto de Paranaguá.

O TOEX irá operar no Corredor de Exportação Oeste do Porto de Paranaguá, que foi completamente modernizado.  Em 2020, a Portos do Paraná entregou as obras de modernização do berço 201 e prolongamento em 100 metros do cais oeste. Os investimentos somaram R$ 201,7 milhões e vão aumentar em 140% a capacidade atual de movimentação de cargas naquele berço.

O Corredor de Exportação Oeste vai interligar cinco terminais de granéis sólidos, dentre eles o TOEX, e movimentar 6 milhões de toneladas de grãos por ano – um aumento de 140% na capacidade atual, que é de 2,5 milhões de toneladas.

Geração de empregos e renda – O TOEX deverá gerar cerca de RS150 mil por mês de ISS para o município de Paranaguá e gerar 430 novos postos de trabalho.

Serão 100 novos postos de trabalho na fase de obras e 108 empregos diretos e 222 indiretos na fase de operações do Terminal.

O vereador de Paranaguá, Luiz Maranhão, representante da plenária, disse que o empreendimento contribuirá para o desenvolvimento da região. “Podemos caminhar bem com o desenvolvimento, geração de emprego e renda, o bem estar da população e do bairro”, comentou o vereador.