Audiência sobre construção da Nova Ferroeste será na segunda-feira em Paranaguá; moradores de Morretes terão transporte gratuito


Por Gabriel Santos Publicado 19/05/2022 às 18h20 Atualizado 17/02/2024 às 08h52
Eventos de apresentação do estudo ainda passam por outras três cidades. (Foto/Rafael Pinheiro/JB Litoral)

Na próxima segunda-feira (23), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) de construção da Nova Ferroeste será apresentado para os moradores de Morretes e Paranaguá. A audiência pública acontecerá às 19h, no Complexo Turístico Mega Rocio (Praça Thomas Shehan, s/nº), em Paranaguá.

Os cidadãos morretenses interessados em participar presencialmente do evento vão contar com transporte gratuito, disponibilizado pela secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL). Para ter acesso ao transporte, a população precisa se inscrever no site oficial da Nova Ferroeste.

As consultas públicas junto à organização civil são parte dos processos necessários para a obtenção da Licença Prévia Ambiental, conforme as diretrizes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O documento do EIA/RIMA está disponível para acesso na íntegra aqui.

Para quem não conseguir acompanhar a audiência no local, o Governo do Estado transmitirá a apresentação ao vivo no portal oficial do empreendimento, que pode ser acessado clicando aqui.

Além de Paranaguá, as cidades de São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati receberão as últimas audiências planejadas para ocorrer até o fim de maio. De acordo com Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário, esse é um momento chave para que a sociedade possa fazer suas contribuições. “Estamos dando amplo acesso à sociedade civil, que vai poder participar de forma virtual ou presencial das audiências públicas. No site disponibilizamos todos os estudos e os relatórios”, destaca.

Sobre a obra

Com a revitalização do corredor ferroviário, o empreendimento unirá o estado do Mato Grosso do Sul até o Porto de Paranaguá. A ideia é facilitar o escoamento da produção de grãos do Oeste do Estado, diminuindo o custo logístico atrelado ao transporte do produto agrícola até o terminal portuário.

Com informações da AEN

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…