Ave símbolo de Guaratuba é tema de documentário internacional filmado no Litoral


Por Gabriel Santos Publicado 04/05/2022 às 13h07 Atualizado 17/02/2024 às 07h40

Considerada uma ave símbolo de Guaratuba, o Guará e o trabalho de monitoramento da espécie feito pelo Instituto de Guaju serão temas de um documentário francês. Com o objetivo de conhecer mais a fundo as ações da organização não governamental (ONG), a equipe de filmagem  ficará no município até o dia 20 de maio, indo a campo observar o comportamento das aves. 

O projeto “Captain Darwin” produzido pelo cineasta Victor Rault, navega o mundo percorrendo a mesma rota que o cientista Charles Darwin fez enquanto esteve a bordo do navio Beagle, durante o século XIX. Só que diferente da primeira viagem, na qual Darwin conheceu o Rio de Janeiro, São Paulo e a Bahia, a embarcação francesa atracou na cidade litorânea, no último sábado (30), para conhecer a respeito da iniciativa realizada no Litoral.

Segundo o coordenador do instituto, Fabiano Cecílio da Silva, a decisão de abordar a evolução das aves partiu dos organizadores do filme. “Eles estão fazendo a mesma rota que Darwin fez há 200 anos, mas dessa vez, eles optaram por inovar e quiseram conhecer a evolução das espécies em outras regiões do país. E numa pesquisa pela internet, a produção encontrou nosso projeto”, explica.

Viagem terminará na Ilha de Galápagos. (Foto: Reprodução/ Instituto Guaju)

Após encerrar as gravações em Guaratuba, os cineastas seguirão rumo às Ilhas Maldivas e terminarão a viagem na Ilha de Galápagos, onde o famoso cientista deu os primeiros passos para a criação da teoria da evolução.

Instituto Guaju    

A ONG nasceu em 2008 por meio da união de pessoas interessadas na preservação do meio ambiente. Segundo Fabiano, o grupo tem acompanhado o desenvolvimento de 4 mil guarás na região, com muito esforço e poucos recursos. Por isso, o voluntário e pesquisador não esconde a gratidão pelo seu projeto ter sido um dos escolhidos para ter a sua história contada.

“Ficamos muito felizes pelo fato do instituto ter sido notado internacionalmente, porque o reconhecimento é resultado de um trabalho voluntário desses últimos 14 anos. Também considero como um motivo de muito orgulho por estarmos entre os três projetos brasileiros escolhidos para participar do filme”, conta.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…