Baleia de quase cinco metros morre depois de encalhar na Ilha do Mel


Por Redação JB Litoral Publicado 10/11/2017 às 15h22 Atualizado 14/02/2024 às 23h24

Uma baleia minke foi encontrada encalhada na Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná. O animal – uma fêmea juvenil, de acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – não resistiu e morreu logo em seguida.

O mamífero media 4,80 metros, e o peso estimado era de, ao menos, uma tonelada, conforme informou a bióloga do CEM, Camila Domit.

A bióloga contou que uma equipe do CEM avistou a baleia na manhã de quarta-feira (8), entre o Forte e o Farol, na praia de Nova Brasília. A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) ajudou na tentativa de resgate ao animal.

Segundo Camila, a necrópsia apontou que a baleia estava com uma infecção generalizada. Ou seja, o animal encalhou porque estava debilitado. “O fato de encalhar agravou o estado”, explicou a bióloga.

A espécie minke, de acordo com Camila, é a menor das baleias. Na idade adulta, o tamanho dela é de nove a dez metros de comprimento. Já uma jubarte, por exemplo, pode chegar a 18 metros.

Diversas baleias cruzam o litoral do Paraná durante o processo migratório. Mas, conforme a bióloga, elas passam distante da costa. Por essa razão, não costumam ser vistas, diferentemente do que acontece em Santa Catarina.

Baleia tinha 4,80 metros e pesava, ao menos, uma tonelada, de acordo com o CEM (Foto: Sargento da Mata e Freitas/Marinha do Brasil)

“Há registro de baleia minke todos os anos no estado”, disse Camila.

Baleias encalhadas

Segundo a bióloga, cinco baleias foram encontradas encalhadas – já mortas – neste ano na Ilha de Superagui, que pertence ao município de Guaraqueçaba. Dessas, três eram jubartes, contou Camila.

Quem encontrar qualquer animal nas praias do Paraná, pode ligar para o telefone 0800 642 3341.

Fonte:G1 – Paraná