Base Náutica do Corpo de Bombeiros é inaugurada em Guaratuba, litoral do Estado


Por Redação JB Litoral Publicado 09/01/2015 às 13h00 Atualizado 14/02/2024 às 05h08

O Governador Beto Richa e o Secretário de Estado da Segurança Pública Fernando Francischini inauguraram no início da tarde de hoje a Base Náutica do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, na Estrada do Cabaraquara, em Guaratuba. A unidade de busca e salvamento, que recebe o nome de 2º Sargento BM Otávio Adolfo Brocco, vai proporcionar um grande avanço no serviço operacional de busca e resgate com embarcações, representando um salto de qualidade nas atividades de salvamento aquático do corpo de bombeiros.

“É um investimento de mais de 1 milhão de reais da Secretaria de Segurança que visa manter os barcos, lanchas, jet skis do Corpo de Bombeiros em locais adequados para que eles estejam em pleno funcionamento no momento em que uma pessoa ou uma vida esteja em risco e nos precisamos empregar rapidamente uma dessas embarcações”, descreveu o Secretário. “Um avanço enorme, principalmente para Guaratuba, Caiobá e Matinhos, pois agora estas embarcações têm local próprio tanto para manutenção quanto para lançamento ao mar”, completou.

Participam da Inauguração, além do governador e do secretário, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel César Vinícius Kogut, o Subcomandante-Geral da PM, coronel Mariano de Brito, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior, o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, major Paulo Henrique de Souza, Comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros no litoral, o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Comandante do Subgrupamento de Bombeiros de Guaratuba (cidade da Base Náutica), capitão Fabrício Frazatto, além de outros oficiais e praças da corporação, autoridades civis e militares e comunidade.

A base de 250 m² de área construída, implantada em um terreno com aproximadamente 1.500 m², teve custo de mais de 1 milhão de reais, provenientes do fundo especial de segurança pública do estado do Paraná. A estrutura é composta por uma sala de operações, alojamentos, sala de manutenção e garagem para embarcações, rampa de lançamento e flutuante de atracação, além de abrigar embarcações de pequeno e médio porte, dentre elas moto-aquática de salvamento, bote inflável de salvamento e lancha de busca e salvamento.

“Buscando cada vez mais a excelência no atendimento das comunidades sob a responsabilidade do 8º grupamento de bombeiros, inauguramos hoje a base náutica de busca e salvamento”, afirmou o coronel Simiano. “A grande diferença é que antes da base nós ocupávamos, de maneira compartilhada, estruturas com outras instituições que às vezes não tem o mesmo norte de proceder e a mesma forma de atividade que nós temos. É uma estrutura que tem plena condição de atender qualquer serviço de emergência na sua plenitude,” avalia Simiano.

Esta unidade atende a todas as normas ambientais, ou seja, a estrutura existente na base foi construída com coletores responsáveis por concentrar em filtros da água e resíduos resultantes das manutenções de embarcações, os quais retiram os produtos nocivos e devolvem para o sistema de coleta de águas pluviais apenas a água tratada. Também conta com sistema de reaproveitamento da água da chuva para consumo da própria edificação. “Essa qualidade se traduz em mais agilidade e rapidez durante o acionamento das equipes de busca e resgate, as quais atuarão em regime diuturno de serviço durante todo o ano”, acrescenta o major Paulo.

OPERAÇÃO VERÃO – Para a operação verão o Corpo Bombeiros conta com 90 postos guarda-vidas espalhados por todo litoral; já foram mais de 400 salvamentos, dois óbitos (um que o rapaz foi socorrido e faleceu já no hospital e outro que estava em área não protegida por guarda-vidas). Também foram registradas 16.802 advertências, 1281 queimaduras por água viva, e 324 crianças reencontradas que estavam perdidas.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…